segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Filme de Segunda 166

Ilha do Medo


Exatamente há 72 anos, no dia 17 de novembro, em Nova York, nascia Martin Scorsese, um dos maiores cineastas da história. Aproveito a data para falar sobre um dos seus trabalhos recentes, de 2010, que acabei não comentando aqui no Filme de Segunda. Estou me referindo a Ilha do Medo, estralado por Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley.

O filme é uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito por Dennis Lehane que, com a ajuda de Laeta Kalogridis, também roteirizou o longa. A trama se passa em 1954, quando o detetive Teddy Daniels (DiCaprio), acompanhado do agente Chuck Aule (Ruffalo), investiga o desaparecimento de uma paciente perigosa, que fugiu do hospital psiquiátrico na remota Ilha Shutter, um lúgar inóspito, misterioso e de difícil acesso.


Scorsese, como de praxe, filma a partir de referências, autorreferências e homenagens. A neblina do início, lembra o seu Taxi Driver, de 1976. Depois, Ilha do Medo propõem um desfile de estilos, todos encaixados a cada momento da trama. Primeiro, com a chegada dos dois agentes na ilha, um clima de investigação policial, detetive clássico, com direito a frases, cortes e planos clichês. Depois, suspense e um leve toque de terror. Para então, na reta final, o filme se tornar um drama psicológico, capaz de desconstruir toda a narrativa.

Como sempre, o cineasta apresenta filmes tecnicamente quase perfeitos. É o caso de Ilha do Medo, que tem trilha sonora fundamental, direção de arte muito competente, fotografia adequada e uma série de interpretações corretas, todas dentro do tom necessário. Porém, falta aquele algo a mais para que o longa se torne um dos grandes na cinebiografia de Scorsese. É até difícil explicar o que seria esse algo a mais sem chegar muito perto de dar spoiler. Porém, talvez fosse mais vantajoso ao que se propõe Ilha do Medo que o diretor colocasse mais cedo a pulga atrás da orelha do espectador.

Gênero: Drama
Duração: 148 min.
Origem: EUA
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Dennis Lehane, Laeta Kalogridis
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Censura: 14 anos
Ano: 2009
Classificação PoA Geral
- Obra (10)
- Baita Filme (9)
X Bom Filme (7 a 8)
- Bem Bacana (6)
- Meia-boca (5)
- Ruim (3 a 4)
- Péssimo (0 a 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário