segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Filme de Segunda 57

J.Edgar
De Jackeline Moraes

O novo longa de Clint Eastwood (Gran Torino e Invictus) é intrigante e longo, mas acabou me conquistando. A história cronologicamente confusa conta com a narração como guia e nos trilha quase que inteiramente pela vida pessoal do diretor mais importante do FBI. 

John Edgar Hoover é protagonizado por Leonardo Di Caprio que, por vezes, aparece caricato de tanta maquiagem. J.Edgar conta a história de um dos indivíduos que mais contribuiu para segurança dos EUA. Sua vida é basicamente servir a seu país, estando por 48 anos à frente das investigações do FBI. Contribuiu para o desenvolvimento tecnológico da segurança, introduziu peritos criminais e métodos científicos para solucionar os casos, ajudou na captura de grandes criminosos dos anos 30, perseguiu comunistas, deportou estrangeiros durante a Segunda Guerra, caçou direitos civis de negros e subornou grandes autarquias para se beneficiar.

O filme não decepciona quanto à missão de retratar a vida de John Edgar Hoover, porém importantes questões são relatadas de forma sutil e dão mais espaço para vida pessoal do diretor que, particularmente, pouco interessa. Não que eu esperasse sangue, tiros e mortes, fui preparada para assistir à uma cinebiografia e esperava ver os feitos, as intervenções, as posições políticas, as tramas, os podres e não a opção sexual de J.Edgar.

Clint Eastwood é conhecido por sua posição declaradamente republicana e, talvez por isso, sua mão posou leve sobre as cearas dos bastidores políticos que envolveram J. Edgar. Tudo é mostrado de forma leve e há muitos elementos subentendidos. 

As idas e vindas no tempo também prejudicam, mas o resultado final é bom. A atuação de Leonardo Di Caprio é ótima. Já tenho uma queda por filmes protagonizados por ele, e J.Edgar é levado com tanto êxito que eu quase esqueci meu lado apreciadora de filmes, não de atores. 

Enfim, o filme me ganhou pelo contexto, pelo final, pela atuação do Di Caprio. Certamente um filme que deve ser valorizado, principalmente pelos apreciadores das produções policiais, apesar da “falta” de pólvora.

Gênero: Biografia e Drama
Duração: 137 min.
Origem: Estados Unidos
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Dustin Lance Black
Distribuidora: Warner Bros 
Censura: 12 anos
Ano: 2012
Classificação PoA Geral (Por Jackeline Morais)
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Legal
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário