Mostrando postagens com marcador fifa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador fifa. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Você Viu? #37

Destaque do Você Viu? de hoje está lá no final da postagem. Pra quem gosta de música e jornalismo cultural, tem um ótimo documentário sobre a Revista BIZZ. De resto, aqueles assuntos importantes da última semana, com uma abordagem menos enlatada.

Greves:  Mais de 350 mil operários fizeram greve neste ano
Brasil de Fato, 27 de agosto

Brasil: Minha Casa Minha Vida atinge meta inicial e chega a 1 milhão de unidades
Jornal Sul21, 27 de agosto

Futebol: Revista inglesa elege Brasil quarta liga do mundo, mas aponta pecado: torcida!
Blog do PVC, 27 de Agosto

Copa:  Trabalhar de graça pra Fifa?
Blog Somos Andando, 27 de agosto

Funcionalismo: Agência Brasil investiga salários de funcionários públicos
Vi o Mundo, 26 de agosto

Literatura: 'Cuba sem bloqueio' - o livro
Diário Gauche, 26 de agosto

América Latina: Assange e o Equador
Jornalismo B, 24 de agosto

Música: Nada Dói (show de Gal Costa em Porto Alegre)
Blog Volume, 24 de agosto

Economia: Dilma e seu kit de felicidades
Estratégia e Análise, 24 de agosto

Eleição: Justiça Eleitoral considera ilegal ato da RBS que não veiculou programa de rádio de Villaverde
RS Urgente, 23 de agosto

BIZZ - Jornalismo, causos e Rock and Roll


Direção: Almir Santos e Marcelo S. Costa
Produção: Almir Santos
Edição e trilha: Antonio Basilio
Assistente de edição: Mariana Velozo
Câmera: Antonio Basilio






sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A renuncia de Ricardo Teixeira mudaria os rumos do futebol nacional?

Quinta-feira acabou, a sexta está iniciando e não aconteceu o anuncio da renuncia de Ricardo Teixeira à presidência da CBF. Pelo menos até o fechamento deste post. Especula-se desde quarta-feira (15) que o atual comandante da Confederação Brasileira de Futebol cederia à pressão e deixaria o cargo que ocupa desde  16 de janeiro de 1989.

Nos bastidores, o rumor corre desde novembro passado, dizem os dirigentes das confederações estaduais. A maioria deles aliados e muito próximos a Ricardo. E justamente por estar cercado de aliados políticos é que quase nada mudaria na gestão da CBF, pois provavelmente um desses aliados assumiria o cargo. Pelo estatuto da instituição, em caso de renuncia, assume o cargo o vice-presidente mais idoso, que no caso se tarata de José Maria Marín, de 79 anos.
Outra possibilidade é a de trazer a eleição de 2015 para os próximos meses desse ano. Esta é uma alternativa levantada pelo Noveletto, presidente da Federação Gaúcha. Porém, ele sabe que precisaria de manobras políticas de grandes proporções para que eleições sejam convocadas nesse momento. E se fosse, os nomes mais concorridos e com maiores chances também são da turma de Teixeira, como Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians.

Segundo informações do jornalista da ESPN Paulo Vinício Coelho, Ricardo Teixeira está isolado, sem conversar com quase ninguém. Estaria deprimido, constrangido ao ponto em que chegou a situação. Muito mais pelo que ouvem seus filhos na escola do que qualquer outra atitude que possa lhe pesar a consciência. Os dirigentes mais próximo dizem que até sábado o ainda presidente se pronunciará oficialmente.

Outro forte indicio de que nada mudaria é a conivência dos grandes clubes brasileiros perante a CBF e a Rede Globo. Na polêmica disputa dos direitos de transmissão dos próximos três anos do campeonato brasileiro, a atitude mais promissora a ser tomada era formar uma liga aos mesmos moldes do Clube dos 13 (ou até mesmo fortalecer a instituição hoje desvalorizada) com o único e exclusivo interesse de valorizar o Campeonato, beneficiando todo mundo, inclusive o torcedor, e dividindo o dinheiro dos direitos televisos de forma mais racional e igualitária. Os presidentes dos clubes foram na contra-mão acontece nos grandes campeonatos do mundo. Se aliaram com CBF (que nada tem a ver com o C13) e Globo para negociarem os direitos individualmente, utilizando apenas o poder de barganha que cada instituição tem: o valor de sua marca, o número de torcedores e o potencial de audiência. Esta desunião dos clubes e uma total falta de visão corporativista é muito prejudicial ao futebol brasileiro nesse momento.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Inter enfrentará o Mazembe

Quase 18 mil pessoas foram ao Estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi, assistir ao Mazembe, do Congo, surpreender e eliminar o Pachuca, do México, pelas quartas de final do Mundial de Clubes. Dentre os 18 mil, os jogadores do Colorado, que agora enfrenta os mexicanos na próxima terça, às 14h de Brasília. Não vi o jogo, mas deixo aqui a análise feita pelo Vicente Fonseca, do blog Carta na manga:

"É difícil saber se foi bom ou ruim para o Internacional o resultado de Mazembe x Pachuca. Se por um lado os times mexicanos não tremem diante de equipes brasileiras e estão acostumados a enfrentá-las, por outro o Pachuca não demonstrou absolutamente nada em campo. Foi uma equipe covarde e submissa no primeiro tempo, e dependente dos lampejos do ótimo Damián Manso no segundo. É muito pouco.
O Mazembe, ao contrário, foi uma grata surpresa. A goleada na final da Liga dos Campeões da África e o bicampeonato continental eram boas credenciais, mas a equipe do Congo mostrou personalidade. A derrota para o Pohang Steelers em 2009 certamente serviu de experiência. Em campo, viu-se um time sempre mais determinado que o Pachuca, com um bom toque de bola ofensivo (característica africana típica). (...)"

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Acerte o seu daí que eu arredondo o meu daqui!

Está valendo!

É com as frases do folclórico narrador Silvio Luis que abro esse texto sobre o início da nossa Copa. Na verdade, a Copa do Mundo. Aliás, mais da Fifa do que do mundo, mais do dinheiro do que da bola - ou da jabulani, como queiram.

Foi dada a largada oficialmente para a Copa do Brasil 2014 na tarde deste quinta-feira, em Joanesburgo. O evento apresentou o logo da Copa, teve alguns vídeos e shows e, claro, discursos.

Não quero entrar no mérito de discutir se é correto realizar a Copa num Brasil cheio de problemas. Mas é um Brasil cheio de técnicos, cheio de palpiteiros, boleiros, peladeiros, profissionais e amadores. E, acho sim que o Brasil merece sediar o maior espetáculo da bola. Dinheiro tem, vontade tem, futebol tem, corrupção também tem - e teria com ou sem Copa.

Os dois vídeos a seguir trazem o logo de 2014 e o discurso do Presidente Lula. Agora, que figura é esse Lula! Sou um profundo admirador desse cara - porque sim, ele é o cara. E nem falo tanto de política, pois não sou o mais indicado a discorrer sobre, porém me atenho ao Lula "pessoa física", digamos assim. O Presidente é de um carisma impressionante que, confesso, me ganha sempre!

Apresentação do logo da Copa de 2014
 
Discurso de Lula