Mostrando postagens com marcador Ricardo Teixeira. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Ricardo Teixeira. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 13 de março de 2012

Você viu? #15

Nesta segunda-feira (12), Ricardo Teixeira renunciou ao cargo de Presidente da CBF. Confira a seguir tudo o que, até agora, o PoA Geral recomenda ler sobre o assunto.

Sai que é não é mais sua, Teixeira!
Blog do Mauro Beting, 12 de março

Romário, sobre saída de Teixeira: 'Exterminamos um câncer do futebol brasileiro'
ESPN.com.br, 12 de março

Alexandre Kalil prega união de clubes por eleições na CBF já
Blog do PVC, 12 de março

Jornalismo B, 12 de março

Vi o Mundo, 12 de março

Conversa Afiada sobre a generosa reportagem do Jornal Nacional na noite desta segunda.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A renuncia de Ricardo Teixeira mudaria os rumos do futebol nacional?

Quinta-feira acabou, a sexta está iniciando e não aconteceu o anuncio da renuncia de Ricardo Teixeira à presidência da CBF. Pelo menos até o fechamento deste post. Especula-se desde quarta-feira (15) que o atual comandante da Confederação Brasileira de Futebol cederia à pressão e deixaria o cargo que ocupa desde  16 de janeiro de 1989.

Nos bastidores, o rumor corre desde novembro passado, dizem os dirigentes das confederações estaduais. A maioria deles aliados e muito próximos a Ricardo. E justamente por estar cercado de aliados políticos é que quase nada mudaria na gestão da CBF, pois provavelmente um desses aliados assumiria o cargo. Pelo estatuto da instituição, em caso de renuncia, assume o cargo o vice-presidente mais idoso, que no caso se tarata de José Maria Marín, de 79 anos.
Outra possibilidade é a de trazer a eleição de 2015 para os próximos meses desse ano. Esta é uma alternativa levantada pelo Noveletto, presidente da Federação Gaúcha. Porém, ele sabe que precisaria de manobras políticas de grandes proporções para que eleições sejam convocadas nesse momento. E se fosse, os nomes mais concorridos e com maiores chances também são da turma de Teixeira, como Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians.

Segundo informações do jornalista da ESPN Paulo Vinício Coelho, Ricardo Teixeira está isolado, sem conversar com quase ninguém. Estaria deprimido, constrangido ao ponto em que chegou a situação. Muito mais pelo que ouvem seus filhos na escola do que qualquer outra atitude que possa lhe pesar a consciência. Os dirigentes mais próximo dizem que até sábado o ainda presidente se pronunciará oficialmente.

Outro forte indicio de que nada mudaria é a conivência dos grandes clubes brasileiros perante a CBF e a Rede Globo. Na polêmica disputa dos direitos de transmissão dos próximos três anos do campeonato brasileiro, a atitude mais promissora a ser tomada era formar uma liga aos mesmos moldes do Clube dos 13 (ou até mesmo fortalecer a instituição hoje desvalorizada) com o único e exclusivo interesse de valorizar o Campeonato, beneficiando todo mundo, inclusive o torcedor, e dividindo o dinheiro dos direitos televisos de forma mais racional e igualitária. Os presidentes dos clubes foram na contra-mão acontece nos grandes campeonatos do mundo. Se aliaram com CBF (que nada tem a ver com o C13) e Globo para negociarem os direitos individualmente, utilizando apenas o poder de barganha que cada instituição tem: o valor de sua marca, o número de torcedores e o potencial de audiência. Esta desunião dos clubes e uma total falta de visão corporativista é muito prejudicial ao futebol brasileiro nesse momento.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O feitiço contra o feiticeiro, a cobra que morde o rabo, entre outras coisas

A coisa chegou num ponto em que a CBF está ameaçando divulgar gravações comprometedoras a respeito de Marcelo Campos Pinto, diretor da Globo Esportes. A notícia é do colunista Ricardo Feltrin, da Folha de São Paulo. Segundo o jornalista da Folha, Teixeirão não gostou do Jornal Nacional ter noticiado sobre as denuncias ao presidente da CBF.
A fonte de Feltrin garante que nas gravações é possível ouvir diálogos em que o diretor da Globo Esportes exerce todo seu poder e arrogância, mudando horário de jogos e falando mal da concorrência, inclusive usando de palavriado chulo.
Apesar de não haver aí nada que ninguém não saiba, nota-se que há um desgaste, não só entre Globo e CBF, mas principalmente entre as duas instituições e o público, sobretudo depois da matéria esclarecedora da revista Piauí de julho. 
O sujo começa a falar do mal lavado. Só espero que a roupa suja seja lavada o quanto antes, e aos olhos de todos.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Ciberativismo sai às ruas: #ForaRicardoTeixeira no centro de Porto Alegre

Na tarde desta sexta-feira (5), dezenas de pessoas se reuniram na Esquina Democrática, no centro de Porto Alegre, em protesto contra o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Ricardo Teixeira, que ocupa o posto há 22 anos e tem mandato até 2015 - ano em que deixa a CBF para concorrer à presidência da FIFA.
O protesto foi organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRGS, pelo Movimento Juntos e pela Frente Nacional dos Torcedores. Segundo a organização e as informações do Correio do Povo e do Jornal Sul 21, a manifestação  durou cerca de duas horas (das 12h às 14h) e contou com a participação de algo em torno de 300 pessoas.
A campanha #ForaRicardoTeixeira ganhou força no twitter no mês passado, depois da publicação da entrevista com Teixeira na Revista Piauí de julho. Sem nenhum tipo de papas na língua nem vergonha na cara, o presidente da CBF fala absurdos, com uma arrogância e um desdém monumental contra quem o acusa de corrupção e manobras levianas frente à confederação.
Sábado passado, 30/07, o manifesto ocorreu no Rio de Janeiro. Próximo dias 13 de Agosto, protesto semelhante deve acontecer na cidade de São Paulo.
Outrora tão criticado ciberativismo, pelo fato de não sair das redes sociais, aos poucos vai ganhando outros moldes e outra força. A força que o estende ao mundo real, que o faz ser percebido não apenas por aqueles que tem acesso à internet, mas também pelos cidadãos que circulam nas ruas. Outro exemplo extraordinário é o caso Tonho Crocco, que ganhou repercussão nas redes sociais, com imensa apoio ao músico e repúdio ao processo aberto pelo deputado federal Giovani Cherini (PDT). Tamanha foi a repercussão e campanha, que o deputado anunciou em nota oficial que deve encerrar o caso.
E para não deixar escapar. A RBS publicou em seus portais na internet uma pequena nota sobre o protesto contra Ricardo Teixeira. O texto de  dois parágrafos e apenas três frases coloca como causa principal do protesto "a forma como a Copa de Mundo de 2014 está sendo organizada". Diz que além disso, os manifestantes aproveitaram para "bradar" contra Teixeira. Veja com os próprios olhos AQUI. Nos links mais acima têm as reportagens do Sul 21 e do Correio do Povo. Comparem.

Foto de Ramiro Furquim/Sul21