Mostrando postagens com marcador cuba. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador cuba. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

sábado, 12 de janeiro de 2013

Embaixada venezuelana responde comentário megalomaníaco de Arnaldo Jabor

A seguir, comentário de Arnaldo Jabor, veiculado na noite de quinta-feira no Jornal Nacional, da rede Globo. Um texto cheio de números absurdos, noticiados de forma irresponsável, sem que nenhuma fonte seja citada. Na sequência, publico a integra da nota divulgada pela embaixada da Venezuela no Brasil em resposta ao comentário de Jabor.


______

Além de desrespeitar os venezuelanos, povo irmão do Brasil, e de proferir acusações sem base nos fatos reais, o comentário de Arnaldo Jabor nesta quinta-feira, 10 de janeiro, no Jornal da Globo, demonstra total desconhecimento sobre a realidade de nosso país.

Existe hoje na Venezuela, graças à decisão de um povo que escolheu ser soberano, um sistema político democrático participativo com amplo respaldo popular, comprovado pela alta participação da população toda vez que é convocada a votar em candidatos a governantes ou a decidir sobre temas importantes para o país. Desde que Hugo Chávez chegou ao poder, o governo já se submeteu a 16 processos democráticos de consulta popular – entre referendos, eleições ou plebiscitos.

Não nos parece ignorante ou despolitizado um povo que opta por dar continuidade a um projeto político que diminuiu a pobreza extrema pela metade, erradicou o analfabetismo, democratizou o acesso aos meios de comunicação e que combina crescimento econômico com distribuição de renda. Esse povo consciente de seus direitos não se deixa manipular pelas mentiras veiculadas por um setor da mídia corporativa – essa que circula livremente também na Venezuela.

Considerando o alto grau de organização e conscientização da população venezuelana, não são nada menos do que absurdas as acusações feitas por Jabor da existência de um aparato repressor contra o livre pensamento. Na Venezuela, civis e militares caminham juntos no objetivo de garantir a defesa, a segurança e o desenvolvimento da nação. É importante lembrar que se trata do mesmo comentarista que em 11 de abril de 2002, quando a Venezuela sofreu um golpe de Estado que sequestrou seu presidente durante 48 horas, saudou e comemorou este ato antidemocrático, durante comentário feito na mesma emissora, a Rede Globo.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Você Viu? #37

Destaque do Você Viu? de hoje está lá no final da postagem. Pra quem gosta de música e jornalismo cultural, tem um ótimo documentário sobre a Revista BIZZ. De resto, aqueles assuntos importantes da última semana, com uma abordagem menos enlatada.

Greves:  Mais de 350 mil operários fizeram greve neste ano
Brasil de Fato, 27 de agosto

Brasil: Minha Casa Minha Vida atinge meta inicial e chega a 1 milhão de unidades
Jornal Sul21, 27 de agosto

Futebol: Revista inglesa elege Brasil quarta liga do mundo, mas aponta pecado: torcida!
Blog do PVC, 27 de Agosto

Copa:  Trabalhar de graça pra Fifa?
Blog Somos Andando, 27 de agosto

Funcionalismo: Agência Brasil investiga salários de funcionários públicos
Vi o Mundo, 26 de agosto

Literatura: 'Cuba sem bloqueio' - o livro
Diário Gauche, 26 de agosto

América Latina: Assange e o Equador
Jornalismo B, 24 de agosto

Música: Nada Dói (show de Gal Costa em Porto Alegre)
Blog Volume, 24 de agosto

Economia: Dilma e seu kit de felicidades
Estratégia e Análise, 24 de agosto

Eleição: Justiça Eleitoral considera ilegal ato da RBS que não veiculou programa de rádio de Villaverde
RS Urgente, 23 de agosto

BIZZ - Jornalismo, causos e Rock and Roll


Direção: Almir Santos e Marcelo S. Costa
Produção: Almir Santos
Edição e trilha: Antonio Basilio
Assistente de edição: Mariana Velozo
Câmera: Antonio Basilio






terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Cara-de-pau na cobertura da visita de Dilma à Cuba


A Presidente Dilma está em Cuba e a grande mídia brasileira vai à loucura. Como se fosse proibido conversar ou visitar ou negociar com a ilha caribenha. Como se o embargo econômico imposto pelos E.U.A. há décadas nos impedisse de encarar Cuba como um país latino e irmão como todos os outros. Bradam na mídia as vozes do moralismo brasileiro falando em direitos humanos, falando nos ditadores Fidel e Raul Castro. Os mesmos que não falam da base americana de Guantánamo, território cubano. Os mesmos que tratam a ação em Pinheirinho como uma simples desocupação de 8 mil "invasores". Como não tivesse sido uma atentado ao direito básico à moradia - fora a truculenta atuação da PM.

Segundo a Anistia Internacional, em relatório de abril de 2011, Cuba é o país que menos viola os direitos humanos ou que melhor os respeita no continente americano. Ficando à frente de muitos gigantes da democracia capitalista.


Um exemplo básico é a abertura do Jornal da Globo desta segunda-feira. Atente aos primeiros 40 segundos:

 


Recomendo a leitura, longa leitura, do post A blogueira que virou santa é a dona da semana, do grande Lucio de Castro da ESPN. O jornalista, que já visitou a ilha algumas vezes, aborda o assunto com muita propriedade e ainda fala da blogueira cubana Yoani Sánchez, principal voz de oposição em Cuba. Uma personagem muito controversa, mas idolatrada pela grande mídia brasileira.

Ainda tem o post do Jornalismo B sobre Yoani, texto que inclusive repercutiu na blogosfera cubana.

E para fechar, a primeira coletiva da Presidente na chegada em Cuba, com um discurso conciliador, mas sem deixar de ter respostas firmes e seguras. Ao ser perguntada se visitaria Fidel: "Sim, com muito orgulho, eu vou".