Mostrando postagens com marcador piratini. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador piratini. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

quarta-feira, 25 de julho de 2012

RS finalmente se livra das concessionárias de pedágios

O governador Tarso Genro assinou, nesta terça-feira (24), no Palácio Piratini, os termos de notificação do final dos contratos de pedágios firmados com o Estado. A partir do primeiro trimestre de 2013, a empresa estatal criada esse ano, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), deve assumir 11 praças de pedágios no estado. Outras 16, ficarão momentaneamente desativadas. A estimativa do governo é que as tarifas baixem, pelo menos, 30%.

É, sem dúvida, um momento histórico para o Rio Grande do Sul, que se livra de contratos e acordos sangue-sugas que o governo de Antônio Brito assinou com uma série de empresas privadas. Desde lá, as tarifas se tornaram um absurdo. O custo para viajar em estradas gaúchas é totalmente desproporcional à qualidade das estradas e do serviço prestado.

Com a iniciativa de não renovar com as concessionárias, Tarso toma para o Estado um bem público que não faz sentido que seja privado. Imagine que um cidadão precise pagar a um empresário qualquer para se deslocar de uma cidade a outra. Pagar ao Estado faz mais sentido, a arrecadação é pública e tem por dever que retornar em benefícios à sociedade. Prefiro, ainda, confiar na prestação de serviço e arrecadação da máquina pública do que em uma empresa privada que tem compromisso zero com algo que não seja seu próprio lucro.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Retirado PL 388

Foi retirada de pauta da Assembléia Legislativa nessa quarta-feira o projeto de lei 388/2009, que visava permutar o terreno da FASE (Fundação de Atendimento Sócio-Educativo) , área de 73 hectares, e descentralizar a instituição para casas menores espalhadas na grande Porto Alegre.

O projeto era polêmico e causou grande mobilização de moradores da área, duas vezes maior que o bairro Bom Fim, de movimentos sociais, movimentos ligados ao meio ambiente e blogs. O governo reconheceu, através do secretário do planejamento, José Alfredo Parode, que não é preciso vender o terreno para levar adiante o projeto de descentralização da FASE.

Pesou muito na decisão de Yeda em desistir do PL 388 o fato de ser ano de eleição e o projeto ter causado tamanha polêmica e rejeição.

Entenda mais os motivos da Governadora lendo a reportagem de Rachel Duarte, no Jornal Sul 21 de hoje.

Leia também a comemoração e o alerta da jornalista Cris Rodrigues, no post de ontem do seu blog Somos Andando.