quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Cara-de-pau na cobertura da visita de Dilma à Cuba


A Presidente Dilma está em Cuba e a grande mídia brasileira vai à loucura. Como se fosse proibido conversar ou visitar ou negociar com a ilha caribenha. Como se o embargo econômico imposto pelos E.U.A. há décadas nos impedisse de encarar Cuba como um país latino e irmão como todos os outros. Bradam na mídia as vozes do moralismo brasileiro falando em direitos humanos, falando nos ditadores Fidel e Raul Castro. Os mesmos que não falam da base americana de Guantánamo, território cubano. Os mesmos que tratam a ação em Pinheirinho como uma simples desocupação de 8 mil "invasores". Como não tivesse sido uma atentado ao direito básico à moradia - fora a truculenta atuação da PM.

Segundo a Anistia Internacional, em relatório de abril de 2011, Cuba é o país que menos viola os direitos humanos ou que melhor os respeita no continente americano. Ficando à frente de muitos gigantes da democracia capitalista.


Um exemplo básico é a abertura do Jornal da Globo desta segunda-feira. Atente aos primeiros 40 segundos:

 


Recomendo a leitura, longa leitura, do post A blogueira que virou santa é a dona da semana, do grande Lucio de Castro da ESPN. O jornalista, que já visitou a ilha algumas vezes, aborda o assunto com muita propriedade e ainda fala da blogueira cubana Yoani Sánchez, principal voz de oposição em Cuba. Uma personagem muito controversa, mas idolatrada pela grande mídia brasileira.

Ainda tem o post do Jornalismo B sobre Yoani, texto que inclusive repercutiu na blogosfera cubana.

E para fechar, a primeira coletiva da Presidente na chegada em Cuba, com um discurso conciliador, mas sem deixar de ter respostas firmes e seguras. Ao ser perguntada se visitaria Fidel: "Sim, com muito orgulho, eu vou".

Nenhum comentário:

Postar um comentário