Transporte Público: Inspeções em planilhas do transporte público ocorrerão em outras cidades, diz presidente do TCE-RS
Jornal Sul21, 3 de fevereiro
Beijo Gay: Vida real: beijo gay gera reações agressivas e piadas nas ruas de SP
Portal IGAY, 3 de fevereiro
Música: O Mundo Massari
Revista Noize, 3 de fevereiro
Cinema Nacional: Documentário brasileiro é herdeiro de Eduardo Coutinho
Blog do Sakomoto, 3 de fevereiro
Receita Federal: Leão ruge altoe cobra Itaú em R$ 18 bilhões por fusão
Cinema: “Atuar é meu inferno particular”: Philip Seymour Hoffman, a intensidade e a heroína
Diário do Centro do Mundo, 2 de fevereiro
Futebol: Barcelona negou acordo para ter Neymar em 2012 depois de receber carta do grupo DIS
Blog do PVC, 31 de janeiro
Transporte Público 2: É greve, sim. Justa e legal
Antônio Escosteguy Castro, 30 de janeiro
Nova iluminação do Beira-Rio é testada
Mostrando postagens com marcador barcelona. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador barcelona. Mostrar todas as postagens
terça-feira, 4 de fevereiro de 2014
Você Viu? #89
Tratamos de
#voceviu,
barcelona,
beijo gay,
beira-rio,
Cinema,
eduardo coutinho,
greve,
música,
neymar,
philip seymor hoffman,
transporte coletivo,
transporte público
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
Você viu? #10
O ano está acabando mas esta é recém a décima edição do Você viu?, que nada mais é que uma reunião de links interessantes dos últimos sete dias.
Dilma assina primeiro lote de desapropriações para reforma agrária - Jornal Sul21, 26 de Dezembro.
Brasil supera Grã-Bretanha e deve se tornar a sexta maior economia mundial - Agência Brasil, 26 de Dezembro.
Mais sobre o papel de (e da) imprensa argentina - Blog do Brizola Neto, 26 de Dezembro.
Natal na prisão: culpa, saudade e um ano a menos de pena - Jornal Sul21, 24 de Dezembro.
A CPI do Banestado revisitada - Estratégia e Análise, 23 de Dezembro.
País tem 11 milhões de pessoas em favelas - Instituto Humanitas Unisinos, 22 de Dezembro.
E Luiz Carlos Prates ataca novamente. Agora sob a asa do SBT de Santa Catarina, o comentarista dispara todo seu veneno reacionário contra o Santos que perdeu para o Barcelona.
Tratamos de
#voceviu,
argentina,
barcelona,
Brasil,
comunicação,
CPI,
economia,
favela,
imprensa,
luiz carlos prates,
natal,
privataria tucana,
santos
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
De abalar os dogmas do futebol brasileiro
O chocolate do Barcelona sobre o Santos, no Mundial de Clubes, foi há alguns dias, no domingo. Já se falou e se escreveu muito sobre o confronto, um 4 a 0 constrangedor. Provavelmente este texto que agora você já esteja defasado, pois até pra mim, que gosto muito de futebol, já enchi o saco de tanto ouvir comentarem o jogo. Porém, cabe aqui algumas considerações.
Primeiro quero ressaltar a ignorância da nossa grande imprensa especializada em futebol. Parecem que só viram o Barcelona jogar naquele fatídico domingo. E alguns viram só lá mesmo. O que é quase um pecado capital, afinal de contas se o cronista de futebol não acompanhar razoavelmente o melhor time do mundo, vai acompanhar quem? Futebol internacional é tratado como se fosse outro esporte, outra categoria. Definitivamente, não é.
Outro aspecto é o desdém com o futebol apresentado pela equipe catalã. Poucos times na história foram melhor que este Barcelona treinado por Pepe Guardiola. Arrisco a dizer que nenhuma outra equipe executou as tarefas básicas do futebol estando tão próximo à perfeição: ocupar espaço, marcar e anular o adversário, ter a posse da bola, atacar. Além da compreensão tática e a capacidade técnica dos 11 jogadores em campo, a começar pelo goleiro. Como, naturalmente, não são 11 craques jogando, a questão tática é aspecto fundamental no sucesso do Barcelona, pois o jogador de razoável técnica que conseguir incorporar a ideia de futebol do Barça, vai correr certo, errar menos e, consequentemente, aumentar seu rendimento individual. É o caso do goleiro Valdéz, e dos zagueiros (ou laterias) Puyol e Abidal.
Também acho que o técnico do Santos não teve sua mais inspirada jornada. Os entendidos da bola logo botaram a cupa nos três zagueiros escalados pelo Muricy, "Ah, eu nunca gostei de três zagueiros, coisa de retranqueiro". Detalhe, o Barcelona jogou com três zagueiros, quadro meio-campistas e três atacantes. Cai o primeiro dogma, pois três zagueiros não é sinal de retranca.
Outro dogma é que time equilibrado é aquele com dois zagueiros, dois laterais, dois volantes, dois armadores e dois atacantes. Sendo que o lateral apoia mais que o outro, um volante joga fincado em frente aos zagueiros e o outro sai jogando, um dos armadores é o 10, que centraliza toda a articulação do time, e um dos atacantes é de velocidade e o outro é de referência na área. Ou seja, o tradicional 4-2-2-2 brasileiro. No Barcelona não tem nada disso. Aliás, ultimamente não tem tido nem lateral posicionado, pois no 3-4-3 de Guardiola o meio-campo é um losango formado por Busquetes de centro-médio, Xavi na meia direita, Iniesta na meia esquerda e Frabegas na ponta-de-lança, alternando de posicionamento com Messi para argentino sair da área.
Mais dogmas do futebol brasileiro que caíram: é possível ganhar e jogar bonito, um time não precisa do chamado "volantão", não precisa do estático e corpulento camisa 9, não precisa de oito ou nove carregadores de piano marcando para os craques do time apenas se preocuparem em jogar bola (foi o que Muricy Ramalho tentou com seu 3-3-1-2, com Ganso, Neymar e Borges distantes do companheiros).
Óbvio que o Barcelona é exceção, nem todo mundo conseguiria jogar de tal forma. Mas isso não impede ninguém de pensar o futebol de outra forma, menos ortodoxa e mais moderna, entendendo que as coisas mudaram, que há oito anos a Seleção não tem o melhor time do mundo, que há quatro é a Espanha a primeira no Ranking da FIFA.
É bom ressaltar que o tipo de futebol jogado pelo Barcelona não é novo, tem origem na Hungria de 54 e principalmente na Holanda de 74. A novidade é o nível de acerto na execução dos movimentos em que chegou essa equipe de Pepe Guardiola.
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
Você viu? #9
PoA Geral levantando a cabeça e prestando atenção no que acontece ali do lado - que, na maioria das vezes, é mais interessante do que acontece aqui.
O Brasil vai pensar depois do massacre do Barcelona. Mas não por causa dele - Blog do PVC, 19 de Dezembro.
Kim Jong Il, um líder excêntrico com mão de ferro e dons de estrategista - Carta Capital, 19 de Dezembro.
Organização internacional quer investigar morte do blogueiro Mosquito - Jornal Sul21, 19 de Dezembro.
Governador anuncia Piso Regional de R$ 700 a partir de março - Portal do Estado do RS, 19 de Dezembro.
Projeto para regulamentar aluguel de cães no RS causa protestos - RS URGENTE, 18 de Dezembro.
Igor Natusch, editor do jornal Sul 21: “o Judiciário se tornou uma máquina de censura” - Jornalismo B, 15 de Dezembro.
Dando seguimento à série de entrevistas que o Sul21 está fazendo com os pré-candidatos ao cargo de Prefeito de Porto Alegre, Adão Villaverde, do PT. Assista as duas primeiras entrevistas AQUI.
Tratamos de
adão villaverde,
barcelona,
blogueiros,
cães de guarda,
censura,
direito dos animais,
Futebol,
governo do estado,
Kim Jong,
mosquito,
Política,
prefeitura de porto alegre,
pvc,
santos,
sul21,
tarso genro
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Você viu? #8
Mais uma breve seleção de links interessantes da última semana.
PIB foi a zero porque governo deu ouvidos ao mercado - Vi o Mundo, 6 de Dezembro.
Até a próxima, Camelo - Blog Volume, 9 de Dezembro.
O manual de ética (cof cof!) da RBS - Somos Andando, 9 de Dezembro.
A privataria Tucana - Blog do Jorge Furtado, 11 de Dezembro.
Exagero de futebol - Carta na Manga, 11 de Dezembro.
Entrevista com Ney Franco, técnico da Seleção sub-20 - Olheiros.net, 12 de Dezembro.
Militar apontado como torturador que impedir Comissão da Verdade - Jornal Sul21, 12 de Dezembro.
Do heliopaz.com:
"A longa entrevista acima foi concedida pelo responsável pela maior investigação do jornalismo brasileiro no século XXI. Porém, antes de assisti-la, quero muito que @ amig@ interagente leia com muito carinho e atenção a este post. ;) >> A Privataria Tucana"
Tratamos de
#voceviu,
amaury ribeiro jr.,
barcelona,
comunicação,
fhc,
Futebol,
governo federal,
josé serra,
marcelo camelo,
ney franco,
pib,
privataria tucana,
RBS
quarta-feira, 27 de julho de 2011
Inter na Copa Audi, parte 2
O Inter podia estar em pré-temporada, em Bento Gonçalves, jogando contra o sindicato dos bombeiros, e se o goleiro defendesse três pênaltis, seria notícia. Imagine defender três pênaltis batidos pelo Milan. O goleiro Renan é o homem pênalti de 2011, pegou sete e já venceu três disputadas de penalidades.
A opção correta de levar a campo um time descaracterizado e jovem, visando não desgastar jogadores que estão em meio de temporada de jogarem duas partidas em 24 horas, encheu o torcedor do Inter temores, ainda mais quando o time italiano abriu o placar logo aos 3 minutos de jogo. Crônica da goleada anunciada que acabou por não se confirmar. Com boas atuações dos garotos João Paulo, Lucas Reggia e DamiGOL, o Inter equilibrou a partida e teve o fôlego que o Milan não teve para marcar no final do segundo tempo o gol de empate.
A direção colorada não poderia arriscar perder algum jogador importante de um grupo que tem carências, mas que tem muito a jogar e a fazer no BR-11. Lucro colorado, que acabou com o terceiro lugar do torneio, fez boa partida no empate de 2 a 2 contra um Milan completinho no 1° tempo, venceu nos pênaltis, não fez feio contra o Barcelona, levou, de novo, o nome do clube para o mundo e ainda sai com nomes valorizadíssimos para futuras vendas, sobretudo Leandro Damião - este sim, o principal legado da Copa Audi.
terça-feira, 26 de julho de 2011
Inter na Copa Audi, parte 1
Tem lá seu significado reencontrar o Barcelona cinco anos depois daquele Mundial de Clubes de 2006, que sagrou Campeão do Mundo o Inter de Abel, Gabiru, Fernandão, Iarley, Pato, entre outros. Tem significado maior para o Inter, sobretudo pela ignorância europeia de insistir em ignorar quem também é grande, quem também joga futebol, só que vem da América Latina e não ignora-os da mesma forma, com a mesma soberba.
Mas na Copa Audi a situação é outra, a imagem vale mais que o título, e a preparação para mais uma temporada europeia é mais importante que vencer quem quer que seja. Qualquer sintoma de soberba pode ser amenizado por uma supervalorização de quem não enfrenta caras como Milan, Barça e Bayer todos os dias, de quem está em meio de temporada e leva na bagagem o entusiasmo da torcida. Talvez essa regra não se aplique tando ao Inter da Copa Audi como foi com o Inter da Copa Dubai, em 2008. Mas se aplicaria a qualquer outro clube sul-americano.
O Colorado também foi pela imagem do clube, pela grana e pela poupa de estar entre os maiores. Ao lado dos maiores. Não estava planejado, mas também está servindo para fugir da crise, aliviar a pressão sobre o grupo de jogadores e sobre a direção. Claro, se ganhar, ninguém há de reclamar.
Contra o Barcelona, não foi o caso. Aliás, foi atípico. Nenhuma das equipes estavam com seu time titular completo. O Barça, por opção. O Inter, por lesões e pela convocação de Juan e Oscar na sub-20. O Interino colorado Osmar Loss armou um 4-1-4-1 e tentou parar o Barcelona comandado por Iniesta no primeiro tempo de 1 a 0 para os espanhóis.
Mesmo sem a maioria dos figurões, o tik-taca do Barcelona é um padrão de jogo que não muda, e funcionou contra o Inter, principalmente num primeiro tempo de imensa superioridade. Loss mudou sua equipe no intervalo, mandou a campo um time mais agressivo. O 2 a 2 acabou por ser um resultado justo pelo tanto que mudaram as duas equipes (tinham direito a 11 substituições), pelo tando que jogaram o goleiro Muriel e o atacante Damião, autor do gol de empate aos 40 mim do segundo tempo.
Nos pênaltis, fez-se a lógica do confronto.
Nesta quarta, no mesmo horário, o Inter disputa o terceiro lugar do torneio com o Milan. Bayern de Munique e Barcelona jogam a taça.
Assinar:
Postagens (Atom)