terça-feira, 26 de julho de 2011

Inter na Copa Audi, parte 1

Tem lá seu significado reencontrar o Barcelona cinco anos depois daquele Mundial de Clubes de 2006, que sagrou Campeão do Mundo o Inter de Abel, Gabiru, Fernandão, Iarley, Pato, entre outros. Tem significado maior para o Inter, sobretudo pela ignorância europeia de insistir em ignorar quem também é grande, quem também joga futebol, só que vem da América Latina e não ignora-os da mesma forma, com a mesma soberba.
Mas na Copa Audi a situação é outra, a imagem vale mais que o título, e a preparação para mais uma temporada europeia é mais importante que vencer quem quer que seja. Qualquer sintoma de soberba pode ser amenizado por uma supervalorização de quem não enfrenta caras como Milan, Barça e Bayer todos os dias, de quem está em meio de temporada e leva na bagagem o entusiasmo da torcida. Talvez essa regra não se aplique tando ao Inter da Copa Audi como foi com o Inter da Copa Dubai, em 2008. Mas se aplicaria a qualquer outro clube sul-americano.
O Colorado também foi pela imagem do clube, pela grana e pela poupa de estar entre os maiores. Ao lado dos maiores. Não estava planejado, mas também está servindo para fugir da crise, aliviar a pressão sobre o grupo de jogadores e sobre a direção. Claro, se ganhar, ninguém há de reclamar.
Contra o Barcelona, não foi o caso. Aliás, foi atípico. Nenhuma das equipes estavam com seu time titular completo. O Barça, por opção. O Inter, por lesões e pela convocação de Juan e Oscar na sub-20. O Interino colorado Osmar Loss armou um 4-1-4-1 e tentou parar o Barcelona comandado por Iniesta no primeiro tempo de 1 a 0 para os espanhóis.
Mesmo sem a maioria dos figurões, o tik-taca do Barcelona é um padrão de jogo que não muda, e funcionou contra o Inter, principalmente num primeiro tempo de imensa superioridade. Loss mudou sua equipe no intervalo, mandou a campo um time mais agressivo. O 2 a 2 acabou por ser um resultado justo pelo tanto que mudaram as duas equipes (tinham direito a 11 substituições), pelo tando que jogaram o goleiro Muriel e o atacante Damião, autor do gol de empate aos 40 mim do segundo tempo.
Nos pênaltis, fez-se a lógica do confronto.
Nesta quarta, no mesmo horário, o Inter disputa o terceiro lugar do torneio com o Milan. Bayern de Munique e Barcelona jogam a taça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário