sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Ciberativismo sai às ruas: #ForaRicardoTeixeira no centro de Porto Alegre

Na tarde desta sexta-feira (5), dezenas de pessoas se reuniram na Esquina Democrática, no centro de Porto Alegre, em protesto contra o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Ricardo Teixeira, que ocupa o posto há 22 anos e tem mandato até 2015 - ano em que deixa a CBF para concorrer à presidência da FIFA.
O protesto foi organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRGS, pelo Movimento Juntos e pela Frente Nacional dos Torcedores. Segundo a organização e as informações do Correio do Povo e do Jornal Sul 21, a manifestação  durou cerca de duas horas (das 12h às 14h) e contou com a participação de algo em torno de 300 pessoas.
A campanha #ForaRicardoTeixeira ganhou força no twitter no mês passado, depois da publicação da entrevista com Teixeira na Revista Piauí de julho. Sem nenhum tipo de papas na língua nem vergonha na cara, o presidente da CBF fala absurdos, com uma arrogância e um desdém monumental contra quem o acusa de corrupção e manobras levianas frente à confederação.
Sábado passado, 30/07, o manifesto ocorreu no Rio de Janeiro. Próximo dias 13 de Agosto, protesto semelhante deve acontecer na cidade de São Paulo.
Outrora tão criticado ciberativismo, pelo fato de não sair das redes sociais, aos poucos vai ganhando outros moldes e outra força. A força que o estende ao mundo real, que o faz ser percebido não apenas por aqueles que tem acesso à internet, mas também pelos cidadãos que circulam nas ruas. Outro exemplo extraordinário é o caso Tonho Crocco, que ganhou repercussão nas redes sociais, com imensa apoio ao músico e repúdio ao processo aberto pelo deputado federal Giovani Cherini (PDT). Tamanha foi a repercussão e campanha, que o deputado anunciou em nota oficial que deve encerrar o caso.
E para não deixar escapar. A RBS publicou em seus portais na internet uma pequena nota sobre o protesto contra Ricardo Teixeira. O texto de  dois parágrafos e apenas três frases coloca como causa principal do protesto "a forma como a Copa de Mundo de 2014 está sendo organizada". Diz que além disso, os manifestantes aproveitaram para "bradar" contra Teixeira. Veja com os próprios olhos AQUI. Nos links mais acima têm as reportagens do Sul 21 e do Correio do Povo. Comparem.

Foto de Ramiro Furquim/Sul21

Nenhum comentário:

Postar um comentário