domingo, 18 de julho de 2010

Grêmio não (se) empolga

Aos vinte minutos do segundo tempo João Victor, meia do Prudente, foi expulso depois de tomar o segundo amarelo. Parecia que tudo ia ficar mais fácil para um Grêmio que já perdia de 1 a 0 desde o primeiro tempo. Só parecia. Na prática, quem tinha jogadores, e futebol, a menos, era Grêmio de Porto Alegre. Ao Tricolor Gaúcho faltou Jonas, faltou Douglas, faltou Hugo, faltou Edilson, faltou Borges. Todos em campo. Faltou Silas. 

O Grêmio Prudente continuou tranquilo e contra-atacando com muito perigo, como fez o jogo inteiro. Chegou ao merecido segundo gol aos 46 da etapa final, mas poderia ter sido logo ao primeiro minuto, não fosse o pênalti desperdiçado por Paulo Sérgio e defendido por Victor. Ambos, inclusive, os destaques do jogo.

O Grêmio está em crise. Crise tática e técnica. A primeira, passa diretamente pelo comando de Silas; a segunda, grande parte é em decorrência da primeira. Em campo, o time não empolga, e nem se empolga quando precisa - o que deveria ter acontecido depois da defesa de Victor. O Grêmio ocupa a 17° colocação, está na zona do rebaixamento. É preocupante não pelo fato do risco de ser rebaixado, isso não vai acontecer. Mas preocupa pelas perspectivas do Tricolor no BR-10, pois quanto mais demorar a reação, menor são as possibilidades do Grêmio chegar à ponta de cima da tabela.

Silas fez um bom primeiro semestre, montou um bom Grêmio. Parece ter perdido o norte com essa parada da Copas, talvez até antes, quando fora eliminado pelo Santos. Nesse tempo todo, errou bastante, mas acertou muito também. Merece respaldo da direção, mas precisa reavaliar seu trabalho, fazer uma auto-crítica e não inventar. Está na hora de simplificar e pensar em não tomar gols, a la Celso Roth.

Roth que conquistou sua segunda vitória no Colorado e jogou o Inter para a 7° colocação na tabela. O treinador repetiu o time e o esquema. Um 4-2-3-1 que parece estar recuperando o futebol de Taison, novamente de boa atuação

O Inter é um time equilibrado, paciente. Soube cozinhar um bom Ceará que veio para se defender e que só achou um gol no segundo tempo, em falha de Pato Abbondanzieri. O time de Celso Roth, como todo time de Celso Roth, até sofreu com uma pressãozinha do adversário no final do jogo, mas nada que ameaçasse a vitória colorada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário