segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Filme de Segunda 169

Boyhood - Da Infância à Juventude


O projeto atípico do cineasta Richard Linklater, Boyhood, chega a ter pouco mais de três horas de duração. Quando acabou a sessão, a única coisa que pensei era que poderia passar a noite inteira assistindo aquele filme. O longa metragem, simples, delicado e certeiro, é absolutamente encantador, assim como a filmografia do diretor, mas principalmente se buscarmos referência na trilogia de mesma essência Antes do Amanhecer (1995), Antes do Pôr-do-Sol (2004) e Antes da Meia-noite (2013), que leva o espectador a acompanhar a vida de um jovem casal até a meia idade.

Linklater passou os últimos 12 anos gravando algumas cenas por temporada com o elenco de Boyhood. Aqui o tempo passa de verdade, os atores envelhecem de verdade. A narrativa é contada cronológicamente desde os 5 anos de idade de Mason (o ator Ellar Coltrane), até os 18, quando ingressa na faculdade. A fórmula não é inédita, mas raramente é usada. O elenco também conta com a excelente Patricia Arquette (mãe de Mason), Lorelei Linklater (irmã de Mason no filme e filha do diretor na realidade) e Ethan Hawke (pai das crianças), sempre muito à vontade com os textos de Linklater.


Apesar de haver um protagonista, e o intuito principal seja retratar com realismo e situações cotidianas a passagem da infância para adolescência, até o início da fase adulta, Boyhood é uma grande reflexão sobre a vida de uma forma geral. Sobre a passagem do tempo e como às vezes não nos damos conta que o tempo está passando. Quanto a isso, há uma cena maravilhosa já nos minutos finais, quando Mason arruma suas coisas para ir para faculdade enquanto sua mãe observa e se pergunta sobre o tempo que passou.

Um dos grande méritos do diretor é construir uma trama que é dramática, mas nunca pesada. À periferia do protagonista acontecem inúmeras coisas que, de certa forma, são cotidianas a todos nós, como separações, mudanças de cidade, novas amizades, brigas etc. Tudo tão íntimo, tão próximo ao espectador, mesmo sendo aquele um retrato americanizado da sociedade.


As poucas vezes em que se tira o sorriso no rosto durante Boyhood é para dar lugar às lágrimas nos olhos. Não é difícil, entretanto, que as duas coisas aconteçam juntas. Ainda mais com a trilha sonora competente, sempre marcando bem a época que o filmes está, e o tom documental de acompanhar a vida daqueles personagens.

Fico profundamente feliz por ter tido a oportunidade de assistir essa bela dissertação sobre a vida que é Boyhood

Gênero: Drama
Duração: 165 min.
Origem: EUA
Direção: Richard Linklater
Roteiro: Richard Linklater
Distribuidora: Universal Pictures
Censura: 14 anos
Ano: 2014



Classificação PoA Geral
- Obra (10)
X Baita Filme (9)
- Bom Filme (7 a 8)
- Bem Bacana (6)
- Meia-boca (5)
- Ruim (3 a 4)
- Péssimo (0 a 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário