quinta-feira, 20 de março de 2014

Polivalência gremista no empate em Rosário

O conceito de justiça no futebol é subjetivo. Mas o fato é que o Grêmio não jogou para perder na noite passada, na cidade de Rosário, na Argentina. O bom NOB poderia sim ter saído com a vitória, teve volume de jogo, teve uma torcida atuante ao seu lado, teve bola no poste e conseguiu abrir o placar no segundo tempo. Contudo, o Grêmio não jogou menos. Também teve momentos de iniciativa, marcou forte o jogo todo, mostrou melhor preparo físico e mais uma vez exigiu do goleiro Guzmán que fizesse uma excepcional apresentação.

Juan Mabromata / AFP
A equipe de Enderson Moreira fez boa partida, e mais uma vez na Libertadores passou por um teste dificílimo. Muito disso deve-se à capacidade dos jogadores de exercerem funções diferentes em campo e não perder qualidade na ausência de um jogador como Zé Roberto, por exemplo. Quem substituiria o camisa 10 tricolor: o cadenciador Alan Ruiz ou o velocista Dudu? O técnico gremista pensou bem o jogo, modificou a disposição tática da equipe e optou pelo camisa 7 Dudu.

Se antes o Grêmio vinha atuando num 4-1-4-1, que facilmente virava 4-3-3 com Zé Roberto e Luan se juntando à Barcos, na frente, ontem à noite Enderson foi mais cauteloso, mesmo que à primeira vista Dudu pareça um atacante. Não foi. Contra o NOB de Maxi Rodrigues e Figueroa abertos pelos lados, o time gaúcho jogou basicamente num ortodoxo 4-4-2, com duas linhas bem explicitas. No meio-campo, Riveros fechava o lado direito, à frente do Pará. Pela esquerda, Dudu protegia Wendell e ainda servia como escape para contra-ataques. Por dentro, a linha do meio campo tinha Edinho e Ramiro. No setor ofensivo, Luan jogou ao lado de Barcos e teve total liberdade de movimentação.

Além da capacidade de exercer funções diferentes dentro de campo, cumprir orientações táticas, o Grêmio teve a superação anímica. Não se abalou com o gol tomado e teve perna para correr até o último minuto de jogo, quando Barcos saiu da área para cruzar na cabeça de Rodholfo – outra importante troca de função.

Nenhum comentário:

Postar um comentário