segunda-feira, 24 de março de 2014

Filme de Segunda 144

Ninfomaníaca - Volume II


Em Ninfomaníaca - Volume II Lars von Trier fecha o arco dramático da história contada por Joe (Charlotte Gainsbourg) ao velho Seligman (Stellan Skarsgaard). Na realidade, um arco aberto por uma imposição de mercado. A ideia do diretor era lançar apenas um filme, portanto os dois estão umbilicalmente ligados. O segundo não diz nada sem o primeiro. É necessário, para entender a obra, assistir aos dois filmes. Mas entender o que?

Entendendo que Trier é um cineasta de temperamento excêntrico já é um grande passo. O dinamarquês é um dos cineastas do grande circuito que mais facilidade tem para chocar seus espectadores. Se no Volume I ele não se furtou das cenas explícitas de sexo - assim como em vários outros trabalhos -, na segunda parte a história adquire um caráter mais intimista, menos prazeroso para Joe, digamos assim.


Charlotte Gainsbourg assume de vez a personagem, e coloca mais drama e culpa na narrativa. Joe não sente mais prazer com o sexo. Ela segue contando sua história para Seligman, sobre sua perseguição ao prazer e como o sadomasoquismo entrou na sua rotina. O fio condutor segue sendo a reflexão sobre culpa, moralismo, sexualidade.

Se na primeira parte da trama outras personagens brilham e roubam a cena, em Ninfomaníaca - Volume II Gainsbourg e Skarsgaard dão corpo e alma aos dois protagonistas, em sintonia afiada são as duas grandes notícias do filme. O desfecho é razoável e deixa a nítida impressão que dava pra fazer tudo aquilo com um filme de duas, duas horas e meia de filme. Lars von Trier é muito bom, talentoso, mas é excêntrico.

Gênero: Drama
Duração: 124 min.
Origem: Dinamarca
Direção: Lars von Trier
Roteiro: Lars von Trier
Distribuidora: Califórnia Filmes
Censura: 18 anos
Ano: 2013 
Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário