segunda-feira, 17 de março de 2014

Filme de Segunda 143

Hiato:


Hoje o Filme de Segunda foge um pouco ao seu padrão. Ficamos em casa, aqui no Brasil, para falar brevemente de um curta-metragem, e muito mais que o trailer, postar o filme completo, afinal são pouco menos de 20 minutos. O assunto é absolutamente atual, porém o curta do diretor Vladimir Seixas nem tanto. Hiato: é de 2008 e repercute um protesto ocorrido no ano 2000.


Seixas faz um estudo do que foi, provavelmente, o primeiro rolezinho da história. Antes do boom internet, dos bondes e dos eventos do facebook, um grupo de sem-tetos e moradores de favela se organizaram, avisam os meios de comunicação e vão em peso a um shopping do Rio de Janeiro. O diretor capta, sete anos depois, depoimentos de manifestante que na época fizeram parte do ato e também conversa com o filósofo James Arêas, o documentarista Sílvio Tendler e a pesquisadora da érea de comunicação Ivana Bentes.

Hiato: é um registro interessante sobre algo que deveria ser uma banalidade, que é ir ao shopping, mas que torna-se um quase um embate de classes quando é feito por grupos sociais menos abastados. É o mesmo fenômeno que se espalhou pelo Brasil nos últimos meses, só que hoje de uma forma menos intencional, no princípio menos desafiadora, afinal alguns muros já foram derrubados. Contudo, a estranheza voltou a impactar a classe AB e velhos preconceitos ressurgiram.

Aconteceu em 2000, virou documentário em 2008 e fala sobre 2014. Confere aí:



Gênero: Documentário
Duração: 20 min.
Origem: Brasil
Direção: Vladimir Seixas
Roteiro: Vladimir Seixas, Maria Socorro e Silva
Distribuidora: Gume Filmes
Censura: Livre
Ano: 2008

Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário