quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

A paciência de Marcelo Grohe

Grohe espera. Sempre esperou. É um profissional que tem em uma de suas qualidades inquestionáveis a paciência. O goleiro espera há mais de uma década a sua chance como titular indiscutível do Grêmio. Da base ao banco de reservas, da juventude à maturidade, do Olímpico à Arena. Em 2005 e 2006 foi reserva de Galatto. Em 2007, Saja foi o número um do Tricolor. De 2008 até um pedaço de 2012, assistiu a Victor defender a meta do Grêmio. Teve sua chance, é verdade. Jogou basicamente a totalidade daquele Brasileirão de 2012. E foi bem, muito bem. Contudo, foi surpreendido com a contratação de Dida, e assim Marcelo foi reserva mais um vez, em 2013.

Dentro de um contexto de contenção de gastos e valorização da base, o Grêmio resolveu finalmente confiar no paciente goleiro. O discurso externo do departamento de futebol foi incisivo: Marcelo Grohe é o titular a partir de agora. Será? A notícia vinda da imprensa inglesa dando conta de uma possível negociação com o goleiro da Seleção Julio Cesar e o time gaúcho. O arqueiro não descartou. O Grêmio e seus dirigentes negaram qualquer possibilidade. 

E aí?

O fato é que o Grêmio tem em casa um goleiro absolutamente pronto. Marcelo, com seus 27 anos de profissionalismo e paciência, merece o voto de confiança da alta cúpula gremista. Pois o apoio da torcida, não há dúvida, Grohe já conquistou há bastante tempo.

Não estou - e ninguém está - comparando os dois goleiros. Obvio que Julio Cesar tem uma história inquestionável e é sim mais goleiro que Grohe. Contudo, o arqueiro da Seleção é de outra turma, é o diferente da posição. Grohe é muito bom goleiro e talvez nunca chegue ao nível de Júlio, entretanto me parece claro que o atual camisa 1 do Grêmio é de excelente qualidade e o suficiente para defender as pretensões do clube. Seria de exagerado preciosismo gastar o tanto que se gastaria para ter Julio Cesar, manobra que não deixaria o Grêmio muito mais competitivo que já é com Marcelo. O custo benefício não seria interessante.


Ainda bem que Marcelo Grohe tem paciência, ainda que deixe claro que ela está se esgotando, e seja este ano o prazo que o próprio goleiro se deu para ser o titular gremista.

Prefiro acreditar na palavra e nas negativas da dirigência do Grêmio. Julio não vem. Grohe não vai. É a vez dele. E não é aposta. Marcelo Grohe é realidade, é do Grêmio. Sempre foi. Que siga sendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário