domingo, 22 de julho de 2012

Vitória gremista na estreia de Seedorf

Foto: Wagner Meier, AGIF / Flickr Botafogo
Os quase 35 mil torcedores que foram ao Engenhão nesse domingo, foram para ver o primeiro jogo de Seedorf vestindo camisa botafoguense. Sem dúvida, um grande acerto do time carioca para o restante da temporada, o holandês é uma contratação incontestável à primeira vista. A festa antes de iniciar o jogo é completamente justificável e necessária. Agora, o jogo, é outra coisa.

O Grêmio sabia que o Botafogo ia pra cima desde o início e ia propor o jogo no Engenhão. Foi o que aconteceu. O time de Oswaldo de Oliveira abriu mão de Andrezinho, que ficou no banco, e apostou na velocidade pelos flancos. No 4-2-3-1 dos cariocas, Seedorf foi o meia centralizado, Vitor Junior jogou pela esquerda, e na direita Fellype Gabriel. Na frente, um Élkeson muito bem vigiado por Vilson e G. Silva.

Luxa manteve o 4-4-2 e, para marcar as investidas do adversário, deixou o meio-campo praticamente em linha, trancando as jogadas laterais do Botafogo. A marcação gremista forçava o erro do time de Seedorf, que aos poucos foi se soltando, mas não foi nada mais que razoável. Com mais uma boa atuação tática e técnica dos meio-campistas, o Grêmio soube desarmar e armar. Apostou na velocidade de Leandro nas costas do bom lateral-esquerdo Márcio Azevedo e na vitalidade de Souza, na precisão de Fernando e na cadência e visão de jogo de Elano e Zé Roberto, que no início do segundo tempo tabelaram e acharam Marcelo Moreno na grande área. O centroavante confirma a grande fase e marca seu quarto gol no BR-12, todos nos últimos três jogos.

Há duas questões fundamentais nas campanhas das equipes que venceram o campeonato ou se classificaram para a Libertadores: vencer fora de casa e vencer adversários diretos. Na vitória deste domingo, no Rio, o Grêmio juntou o útil ao necessário. Assim como os 3 a 1 contra o Cruzeiro, em Minas, este 1 a 0 sobre o Botafogo tem um peso importantíssimo para a boa campanha do time de Luxemburgo no BR-12.

O Grêmio fecha a rodada no G4, com 21 pontos, com time definido, confiante, respaldado por bons resultados. Na quarta-feira, outro confronto importante. O Tricolor recebe o Fluminense, no Olímpico. O time de Abel Braga é o terceiro colocado, vem logo acima do Grêmio, e tem 25 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário