segunda-feira, 2 de abril de 2012

Luxemburgo ainda procura Grêmio ideal

O Grêmio não teve bola e nem poder de reação suficiente para empatar e tentar virar o jogo contra o aplicado Pelotas, na Boca do Lobo. Uma partida muito complicada. O Pelotas, que abriu o placar logo aos 2 minutos de jogo, perdeu poucos pontos dentro de casa.

Na estreia da provisória dupla de zaga, formada por Vilson e Pablo, uma atuação quase desastrosa. No mínimo atrapalhada. Os dois garotos só não podem ser crucificados porque o restante do time também teve uma tarde pouco inspirada tecnicamente. Do losango do meio-de-campo, só Fernando segurou as pontas. Léo Gago, pela esquerda, Souza principalmente, pela direita, e Marquinhos também, na articulação, foram poucos efetivos na tarefa de combater e de atacar.

O Grêmio só conseguiu melhorar quando abdicou da articulação mais elaborada, no segundo tempo, quando Luxemburgo botou no time André Lima, Leandro e o lateral Edilson. Jogando então num 4-4-2, com dois centroavantes de presença física dentro a área, o Tricolor passou a chuverar na área, com um meio-de-campo leve, com Leandro e Bertoglio chegando pelas pontas e Edilson apoiando e jogando mais que Gabriel. Mas faltou o algo a mais para o Grêmio ao menos empatar. Faltou, ao menos, vencer o goleiro Fernando Junior, o terceiro goleiro do Pelotas, que precisou jogar e foi o grande destaque da partida.

Já no intervalo, Luxemburgo fez duas mudanças. Souza e Gabriel deixaram a equipe. Não é comum o treinador mudar no intervalo. É sinal de muita insatisfação ou de muita dúvida, atitude de quem ainda busca a melhor formação. Na quarta, o Grêmio enfrenta o Ipatinga pela Copa do Brasil. Nenhum bicho-papão, mas que pode oferecer algum risco caso o Grêmio não se imponha e nem se ache em campo, como foi contra o River do Sergipe.

É evidente que o Kléber faz muita falta ao time do Grêmio, e que o grupo ainda tem carências sérias na zaga e nas meias, e esta foi recém a primeira derrota de Luxemburgo. Contudo, o 4-3-1-2 ainda parece ser o esquema mais apropriado para o Grêmio. Mas sem Marquinhos, talvez sem Gabriel e, para alívio do Luxa, com uma dupla de zaga mais confiável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário