quarta-feira, 11 de abril de 2012

Grêmio pragmático apresenta suas armas para o restante da temporda

O início de trabalho de Vanderlei Luxemburgo no Grêmio é marcado por muitas vitórias, mas não por atuações empolgantes. Até agora, apenas uma derrota, para o Pelotas, fora de casa, e a eliminação nos pênaltis para o Caxias, na semi final do primeiro turno, depois do empate de 1 a 1 nos 90 minutos - este também fora de casa.

O 3 a 0 contra o Ipatinga ficou longe de uma atuação empolgante. Mas é um 3 a 0, é uma vitória que passa o time para a próxima fase da Copa do Brasil. Ou seja, Luxemburgo, por enquanto, só faz questão desse pragmatismo, da vitória a qualquer modo, que é o que leva a equipe adiante nas competições e ajuda a evoluir.  Vitórias sustentam ideias e ajudam a dar liga a um time. Parece que é exatamente o que acontece hoje no Grêmio.

Caio Junior, por exemplo, não teve atuações tão piores quanto as de Luxemburgo. Porém, faltava o resultado. Uma verdade do futebol muitas vezes cruel, mas realidade nos clubes brasileiro. O imediatismo, por vezes, comete equívocos. Doutras, não.

Contra o Ipatinga o Grêmio teve o mínimo de dificuldade. O time mineiro é fraco. Luxa voltou a trabalhar o Tricolor no 4-3-1-2, com muito protagonismo de Léo Gago, pela esquerda do losango, e Fernando, o volante que centraliza a marcação do meio-campo. Bertoglio como atacante é uma convicção do treinador, e vem dando certo. No início do jogo, André Lima e Bertoglio entraram ao mesmo tempo na área, em velocidade, quando Marco Antônio vindo de trás com a bola dominada, cumprindo sua função de ponta-de-lança no meio de campo. Marco Antônio lançou o argentino, em profundidade, que com categoria passou pelo goleiro e abriu o placar.

O primeiro gol praticamente matou o Ipatinga, que vinha com a desvantagem de 1 a 0 do primeiro jogo. Vitória lá que o Grêmio conquistou no pragmatismo de Luxemburgo, que optou em fechar a equipe num 3-5-2 e especular contra-ataques. Foi uma partida horrível, mas o Grêmio trouxe a vantagem de Minas Gerias. Lembram como foi o gol?

Como no primeiro jogo, Léo Gago voltou a marcar gol chutando com sua poderosa perna canhota. Foi o terceiro do Grêmio na vitória desta quarta-feira. O volante já tem cinco gols na temporada, e seu arremate de fora da área é uma das marcas do Grêmio versão 2012. Assim como os gols de Miralles, que entrou no segundo tempo. O atacante tem como característica se posicionar à esquerda da área, cortar pra dentro e colocar no ângulo do goleiro chutando com a perna direita. Já marcou três gols dessa forma.

É um Grêmio que ainda sente muito as quese vinte lesões de jogadores até o momento. Qualquer equipe sentiria. É fato que prejudica a montagem do time, mas Luxemburgo está conseguindo buscar alternativas no grupo, tal como as reintegrações de André Lima e Miralles. De qualquer forma, não é só de jogadores lesionados que o Grêmio sente falta, o grupo ainda precisa de duas ou três boas peças, principalmente zagueiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário