domingo, 25 de setembro de 2011

Grêmio recupera pontos na Ressacada

Momentos antes de Avaí e Grêmio se enfrentarem, especulava-se - e isso por conta dos treinos - que Celso Roth mudaria sua equipe desmanchando o 4-2-3-1 e remontando o Grêmio num 4-3-1-2, com três voltantes, meio-campo em losango e dois atacantes. Esta formação acabou não se confirmando e Roth manteve a equipe  dos últimos jogos. O treinador acertou. Não faria bem ao Grêmio mudar algo que deu mais certo que errado, mesmo depois de duas derrotas consecutivas.
Na partida contra um Avaí em situação complicadíssima no BR-11, o Grêmio conseguiu manter um controle emocional do jogo que foi importante para que o resultado final fosse a vitória gremista. Além do controle emocional, o controle da bola. Da boa partida dos três meias que dão toda a dinâmica do jogo tricolor, apenas uma ressalva: precisam entrar mais na área, fazer companhia a André Lima.
Com a volta de Julio Cesar na lateral-esquerda, Escudero voltou a jogar bem. Fez toda a jogada do segundo gol, que acabou no rebote para Douglas marcar segundos depois de iniciar a segunda etapa. No primeiro tempo, quem abriu o placar foi Mário Fernandes, que aproveitou a bobeada do volante Batista na frente da área. Mário estava merecendo um gol pelas suas atuações desde que assumiu a lateral como titular e como profissão, deixando a função de zagueiro para emergências. Já o volante Batista ficou marcado pela torcida, Toninho Cecílio o retirou no intervalo e, perdendo de 1 a 0, colocou mais um atacante em campo.
O Avaí só melhorou quando o Grêmio relaxou e quando achou um gol aos 24 minutos do segundo tempo. O time catarinense cresceu animicamente, avançou suas linhas e naturalmente empurrou o Grêmio para trás. As providências de Roth forma essencial para que o resultado persistisse em 2 a 1 para o Grêmio. O treinador retirou o pouco combativo Marquinhos e pôs Adilson para marcar no setor direito de defesa e trocou André por Brandão (esta, de efeito nulo). No 4-3-2-1 o tricolor se defendeu bem e tinha boas possibilidades de contra-ataque.
Fica do jogo os três pontos, a continuidade da equipe e a boa expectativa para as duas próximas rodadas, que o Grêmio enfrenta Cruzeiro e Santos no Olímpico e pode retomar a boa tragetória no BR-11. De negativo, André Lima e Brandão, que ainda devem muita bola e muito gol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário