segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Filme de Segunda

Capitão América - O primeiro Vingador

Há algum tempo que nas listas de filmes mais esperados de cada ano figuram sempre duas ou três adaptações de quadrinhos. Sem dúvida, o quinto filme produzido pelos Estúdios da Marvel, Capitão América - O primeiro Vingador, estava entre os longas mais esperados de 2011. Levando em consideração o alto nível de produção e qualidade dos filmes que estão levando os super-heróis de novo às telonas, as expectativas se justificam.
Talvez a história do Capitão América seja das mais aguardadas pelos fãs de HQs e, ao mesmo tempo, um dos personagens mais difícil de se trabalhar para o público de massa, tal qual o americanismo do personagem e de sua biografia, tanto no gibi quanto no uso de sua imagem na prática. Capitão America é a personificação de todos os clichês cinematográficos do americano bonzinho, que salva o mundo dos russos, dos nazistas e dos muçulmanos. Esta é uma questão delicada, que o diretor Joe Johnston consegue trabalhar bem no filme, saindo pela tangente, tirando um sarro sutil do americanismo e dando sequencia na história sem abusar da propaganda do Tio Sam.
Capitão América - O primeiro Vingador é um filme de aventura, que pouco foca a dramaticidade de cada personagem, bem diferente de X-Mem: Primeira classe, por exemplo. O drama que Joe Johston usa serve para nos prender à trama, ficarmos do lado do personagem principal, o franzino Steve Rogers, que tenta a todo custo entrar no exército dos EUA e lutar na 2° Guerra, mas sempre é barrado devido ao seu porte físico. 
Um novo experimento do exercito americano mais tarde transformaria Rogers no supersoladado. E até que isso aconteça, e o ator Chris Evans reapareça com seu porte físico real, é usada a mesma tecnologia de O estranho caso de Benjamim Button. O efeito é irrepreensível, quem não conhece Chris Evans afirmaria que ele tem aquele tamanho. Evans que faz um bom trabalho, já viveu outro super-herói na carreira, o tocha-humana do Quarteto Fantástico, mas seguramente aqui está em seu melhor momento.
O diretor Joe Johnston tem um currículo muito interessante, não tem filmaços extraordinários nem uma estatueta do Oscar no armário, mas são todos produções regulares, de muito sucesso e, como aqui em Capitão América, pouco aprofundam os dramas e os amores dos personagens, mas ganham a simpatia do publico. Certamente seus filmes fazem parte da infância de muita gente, como Querida, encolhi as crianças (1989), The Rocketeer (1991) e Jumanji (1995). Johnston ainda herdou a franquia Jurassic Park de Spielberg, dirigiu o terceiro e assina o quarto que deve chegar ao cinema em 2012.
Capitão América - O primeiro Vingador funciona bem como um filme de aventura. Talvez uma sequencia mais longa e trabalhada do confronto do herói e seu inimigo Caveira Vermelha fosse mais um mérito do filme, mérito que fica pra uma próxima. O filme também serve como o último gancho para a grande cartada dos Estúdios da Marvel, Os Vingadores, que estreia na metade do próximo ano e reúne caras como Homem de Ferro, Thor, Capitão América, entre outros.
Classificação PoA Geral
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Legal
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo
- Inclassificável


Um comentário: