quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Censurar e atirar no pé

Depois de ter proibida a sua exibição no Rio de Janeiro, agora por determinação da Justiça Federal de MG, o polêmico A Serbian Film - Terro sem limites está vetado em todo o território nacional. O filme do diretor Srdjan Spasojevic já circulou em alguns festivais no Brasil, como no Fantaspoa, mês passado, em Porto Alegre. Devido ao grande furdunço que está causando no mundo inteiro, A Serbian Film já tinha data marcada para estrear no circuito comercial, dia 26 de Agosto.
Esse tipo de iniciativa da Justiça Federal, do deputado do DEM que entrou com a ação no RJ, e do próprio Cherini aqui no RS, contra a música do Tonho Crocco, só despertam maior interesse do público sobre aquilo que eles querem que não cheguem ao público. Acaba virando um tiro no pé, uma grande propaganda àqueles que querem tanto esconder.
A Serbian Film é fortíssimo, dizem ser que, além de repugnante, é uma obra cinematográfica de menor importância, que está ganhando um destaque desmerecido graças a um moralismo conservador. E não é só aqui. O Brasil não foi o primeiro a banir e/ou cortar cenas.
Ler as passagens do filme já exige estômago forte. Mais importante que isso é que a classificação mínima exige 18 anos, para ser assistir em sala fechada de cinema, que só vai quem quer, quem paga e quem sabe o que vai ver. E constatado que o filme não faz nenhum tipo de apologia e nem usa crianças em cena de sexo, apenas sugestiona algumas situações perturbadoras - como um pai que estupra o filho -, de forma que o filme se trata de uma ficção, não há motivo algum para proibir sua exibição nos cinemas. Diferente seria caso fosse em televisão aberta, mas aí é outra questão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário