terça-feira, 1 de março de 2011

Os defensores do Grêmio querem atenção

Paulão, homem de confiança de Renato

Por Thiago S. de Souza
A ofensividade de Renato Portallupi é motivo de orgulho dos gremistas. Desperta admiração dos colorados - fatigados com os três volantes de Celso Roth.
Quando desfilava pelos gramados, Renato era assim: ousado, sem medo de arriscar. Sua fama com as mulheres confirma estas características suas. Assim, virou mito no Olímpico.
Acontece que não vem dando certo neste ano. Sejamos francos. Não que o Grêmio não marque gols, longe disso. Marca - e muitos. Mas vem tomando muitos também. Seria desatenção do técnico-ídolo com sua defesa?
As dúvidas que permeiam a cabeça de Renato costumam ser estas: tirar o Adilson, que é volante, para a entrada de mais um meia, o Carlos Alberto? Jogar com dois centroavantes, o Borges e o André Lima, juntos?
Enfim. Não vemos contestadas as fracas atuações de Paulão. Nem sombra do provável ingresso de Mário Fernandes na zaga. Gilson, então, não sai do time nem que a vaca tussa.
Os defensores do Grêmio querem atenção. Estão com falta de. É isso que grita a rede da goleira de Victor, quando balançada por um adversário.
*Thiago é estudante de jornalismo, twitteiro e blogueiro

3 comentários:

  1. Não sou muito entusiasta da ofensividade do Renato.

    Acho que daria para fazer o que ele quer (o 4-1-3-2) se tivesse um cara como o Lúcio na direita e um segundo atacante como o Jonas. Do contrário, o time vai ter dificuldades para funcionar.

    Ainda sim, acho que o mais lógico com esse elenco é o 4-5-1 (4-2-3-1). Trabalhando muito o posicionamento de Douglas e C.Alberto para que não ocupem o mesmo espaço.

    E, na defesa, Paulão não é o cara pra jogar exposto assim. Num 3-5-2, como jogou o Pereira em 2008, na sobra, funcionaria bem melhor. Mas não é o caso. Quero ver Vilson e Rodolfo.

    Embora ache que, técnicamente, M.Fernandes é melhor, Vilson tem mais senso de marcação e imposição física.

    Mas enfim...

    ResponderExcluir
  2. Primeiro, peço perdão pelo texto curto e pouco profundo. Escrevi com pressa.

    Em tempo: gosto da ofensividade do Renato. Mas é preciso achar o equilíbrio, o meio termo.

    O Paulão, que vinha mal, foi vendido, abrindo espação para Vilson e, quem sabe, Mário.

    Na lateral esquerda, Gilson não defende e não ataca. Não sei o que o sustenta como titular. Bruno Collaço é infinitamente melhor.

    Não gostei do meio com o Carlos Alberto. Ele prende muito a bola, deixando o time lento e burocrático. O Lúcio deixa o time veloz e leve, e, na minha opinião, deve ser o titular.

    Na frente, Borges mostra que sabe muito. Se não fosse as lesões, teria se destacado muito ano passado. André Lima, embora marque gols, deixa o ataque pesado e muito centralizado. Escudero pode ser testado como segundo atacante, na vaga que era de Jonas.

    ResponderExcluir
  3. Onde está escrito "espação" leia-se "espaço". Erro de digitação.

    ResponderExcluir