sábado, 12 de fevereiro de 2011

Band, seus interesses e Luiza Erundina


Erundina censurada
Por Alves Rodrigues
A Rádio BandAM640, aqui de Porto Alegre, leva aoar, todos os domingos, um programa chamado "Hora Israelita". Perfeito. O que me incomoda é que, com toda a certeza, a emissora jamais aceitaria transmitir um programa que se chamasse, por exemplo, "A Hora do Islam". Posso apostar com quem queira que ela jamais incluiria um programa com esse título em sua grade. É democrático isto?
Não, claro que não. Mas quem está se importando? A direção nacional da empresa é que não está, certamente.
O único interesse do jornalismo brasileiro, há muito tempo, é divulgar as ideias e os ideais dos donos da mídia, os de seus amigos e os de seus patrocinadores. Qualquer um pode alugar um horário no rádio ou na tv e sair 'pregando' o que bem entender, desde que, é claro, não contrarie os interesses dos donos da emissora que alugou o espaço.
Jornalismo seletivo - só divulga o que lhe convém, preferência por facetas negativas dos partidos que não lhe são simpáticos, total descaso pelos deslizes cometidos por políticos 'amigos', assim é a mídia nacional brasileira. E agora chega a um caso extremo de violação ao direito de informação, um ataque deliberado à liberdade de expressão, e traz de volta ao cenário democrático em que se insere o país, o repugnante expediente da censura.
A deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), que já foi prefeita da capital de São Paulo, enquanto ainda pertencia aos quadros do PT, foi impedida de argumentar em defesa de um projeto de lei de sua autoria que apenas propunha, segundo ela, "motivar mais democracia e transparência no processo de renovação das concessões públicas de rádio e tv". A justificativa da emissora, segundo consta, foi apresentada por telefone, e resumiu-se a isto: “Este veto é uma resposta aos ataques que a deputada vem fazendo à Rede Bandeirantes”.
A assessoria de imprensa da deputada divulgou nota que pode ser lida neste link.
Honestamente? Isso é uma vergonha.

*Alves Rodrigues mantém o blog Somos Todos Torcedores e o twitter @lvesrodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário