terça-feira, 6 de julho de 2010

Implicância de Silas

Não é de hoje que Silas tem implicância com o zagueiro Mário Fernandes. Primeiro o episódio do café da manhã, no começo do ano. O treinador do Grêmio pegou no pé do zagueiro, na época ainda lateral, porque o guri não se alimentava corretamente na parte da manhã. Por um lado Silas até tem razão, talvez pelo outro lado também. Mas a situação gerou aquela semaninha chata de notícias idiotas fomentando algo tão chato e idiota quanto.

Outra atitude do treinador gremista me chamou a atenção. Desde que chegou ao Grêmio, Silas teve muito cuidado com jogadores voltando de lesão. Foi assim com Magrão, Leandro, Ferdinando, Douglas etc. Agora está sendo com Souza. Nunca se precipitou no retorno de nenhum atleta. Apenas um, Mário Fernandaes.

À época dos jogos decisivos contra o Santos, pela fase semifinal da Copa do Brasil, Mário sofria muito com seu problema crônico nos ombros. Mário Fernandes precisava parar. No mínimo, ser poupado. Não foi o que Silas fez. Pelo BR-10, no jogo contra o Corinthians no Olímpico, três dias antes da segunda partida contra o Peixe, o Grêmio foi à campo com time misto. Dentre os poucos titulares, Mário Fernandes. O guri não aguentou, saiu na maca antes do intervalo. Isso era 17 de maio, e Mário só foi voltar a jogar agora, há duas semanas.

Outra da implicância de Silas foi, no retorno da parada da Copa, em entrevista coletiva, o treinador definiu que Mário era reserva e disputaria vaga na lateral-direita. No outro dia o guri abriu o bocão, reivindicou que fosse avisado antes da imprensa. Na semana seguinte o Grêmio disputou amistoso com o Coritiba, levou um baile, com Mário Fernandes na reserva de Edilson e Ozeia. A direção não gostou, encostou no treinador e no outro jogo ele já estava lá, de titular e como zagueiro.

Porém, Mário Fernandes também não se ajuda muito. Na última partida, foi de atuação comprometedora contra o Avaí. O Grêmio perdeu de 3 a 2, e dois gols do adversário teve atuação direta do zagueiro. Mas a perseguição do treinador gremista não se justifica. O jovem zagueiro tem problemas, nem tanto técnicos, mas táticos e, claro, falta um pouco de maturidade. E quem pode corrigir e aperfeiçoar esse jogador é o Silas. Não fazendo ceninha para a imprensa, mas usando e passando da experiência do bom zagueiro que foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário