Uma estreia e tanto. Pois Buena vida delivery (2004) é o primeiro longa do cineasta argentino Leonardo Di Cesare que, até então, produzia curtas-metragens. O filme, com o roteiro de Di Cesari e Hans Garrino, é um conto tragicômico simples, bem engraçado e, em sua essência, triste. Buena vida delivery segue a linha do cinema argentino - do sempre bom cinema argentino -, passa uma realidade muito fácil de perceber e sentir ao se assistir, principalmente nas atuações. Aí destacam-se Ignacio Toselli, que faz Hernán, o protagonistas da história, e Oscar Nuñez, que interpreta Venancio (uma espécie de sogro de Hernán).
O drama - ou a comédia - se passa na Argentina em crise, no começo desta década. No universo de personagens de Buena Vida Delivery, absolutamente todos passam por dificuldades financeiras. Seja o patrão de Hernán, prestes a falir, seja o próprio Hernán, que mal ganha para abastecer sua moto, ou seja Patricia, a frentista que cativa o protagonista da história.
Hernán é simpático, trabalhador, bondoso, não é feio nem bonito. Como ele mesmo diz, às vezes tem cara de idiota, e paga a conta por isso. O casal Hernán e Patricia logo cativam o espectador. Mas quando tudo parece ir bem, dentro das possibilidades daquelas duas vidas sem ambições nem perspectivas de uma melhora, Patricia revela o fardo que carrega: sua familia.
Sem aviso prévio, a familia de Patricia se muda para a pequena casa de Hernán. A principio seria uma noite, mas ele não têm para onde ir e assim vão ficando, vão ficando... Quando Hernan dá por si, sua casa virou uma pequena fábrica de churros, e de jeito nenhum ele consegue expulsar os indesejados inquilinos.
Situações engraçadíssimas acontecem, seguidas de dramas sérios, que nos deixam divididos ente apoiar ou não o protagonista. É uma Argentina em crise, vê-se desempregados esgotando suas últimas doses de esperança e orgulho de serem argentinos, são dramas pessoais inusitados mas, na tela, bem reais.
Leonardo Di Cesare faz um bom filme, estreia aclamada em diversos festivais sulamericanos. Procurem a assistam Buena vida delivery.
Nenhum comentário:
Postar um comentário