segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Filme de Segunda 154

Bom Dia, Vietnã


Há uma semana perdíamos um dos atores mais competentes de Hollywood. É justo que o Filme de Segunda dê uma folga aos lançamentos e utilize este espaço para celebrar um dos grandes trabalhos da carreira de Robin Williams. Lançado no ano de 1987, Bom Dia, Vietnã projetou a carreira do comediante no cinema. Antes disso, Williams iniciara sua trajetória na TV e nos palcos, principalmente fazendo números de stand up comedy.

O filme, como obviamente sugere o título, se passa em 1965 em meio a Guerra do Vietnã. Sob a direção de Barry Levinson, o discurso do longa se coloca em tom de crítica ao conflito, que na época mobilizou boa parte da juventude americana também contra a guerra. Bom Dia, Vietnã é baseado na história do radialista Adrian Cronauer, recrutado para trabalhar na rádio da base das forças armadas americanas no campo de batalha.


Poucas vezes a mistura de comédia e drama é feita com tanta competência no cinema hollywoodiano, ainda mais se tratando de um trabalho crítico à cultura de guerra dos Estados Unidos. Contudo, grande parte do sucesso de Bom Dia, Vietnã vem do talento de Robin Williams. O rebelde DJ vai pro ar e cativa com facilidade os soldados contando piadas, fazendo imitações e tocando muito rock'n'roll, o que na época significava confrontar os costumes.  Não há dúvida que o comportamento contestador de Adrian Cronauer chama a atenção e causa um descontentamento junto ao alto escalão do exército americano.

Williams atua como um verdadeiro showman, mostrando toda sua capacidade como comediante. O personagem é extremamente cativante e, inteligente, passa a enxergar uma guerra diferente daquela que é obrigado a noticiar no rádio.  Bom Dia, Vietnã é um daqueles filmes essenciais para quem gosta de cinema, gosta de um boa comédia e de um drama real e bem fundamentado.

Gênero: Drama, Comédia
Duração: 121 min.
Origem:EUA
Direção: Barry Levinson
Roteiro: Mitch Markowitz
Distribuidora: -
Censura: 12 anos
Ano: 1987
Classificação PoA Geral 
- Obra
X Baita Filme
- Bom Filme
- Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário