quinta-feira, 17 de abril de 2014

Porta dos Fundos dá um passo à frente

O coletivo Porta dos Fundos é um dos maiores canais na web de humor do mundo. Acompanho desde o primeiro programa lançado, em agosto de 2012 e gosto muito. É uma reunião de talentos estupenda, tanto para escrever quanto para atuar. Os guris ainda tem a vantagem de não serem empregados de ninguém, portando possuem uma liberdade editorial que nenhuma empresa de comunicação os daria. Portanto, conseguem produzir esquetes realmente muito boas, bem sacadas, incrivelmente bem produzidas, com uma frequência de duas vezes por semana. Quase dois anos depois, seria natural que dessem passos maiores.

Na semana passada o Porta lançou sua primeira série, dividida em quatro capítulos de 10 a 15 minutos. Se chama Viral, e aborda um assunto sério e fundamental: a AIDS. O roteiro é de Fábio Portchat, e a trama é protagonizada pelo excelente Gregório Duvuvier. Na série ele é Beto, um rapaz que descobriu há pouco tempo ser soropositivo e que decide contar isso às últimas mulheres com quem transou, na esperança de encontrar quem transmitiu e também para alertar suas antigas parceiras para que façam o teste de HIV. 

Gustavo Chagas / Divulgação

Porchat também participa. Ele vive o melhor amigo de Beto, um personagem que funciona como uma escada para as melhores piadas da série. Um sujeito gente boa, sem maldade, porém muito mal informado. Suas frases geralmente trazem à tona um preconceito comum no cotidiano, e através dessa ignorância inocente de certa forma, é que o Porta consegue fazer um humor corretíssimo,  bem engraçado, engajado e amparado por consulta a ONGs especializadas e uma médica amiga do Porchat.

Viral já está no segundo episódio e tem realmente muitos méritos. Informa, traz aos olhos do público jovem um assunto importante e faz ri - o que acaba sendo o mais importante se tratado de um trabalho essencialmente cômico. A série tem Gregório Duvivier como sempre atuando muito bem, dando cara a um personagem que inteligentemente foge a esteriótipos, e como uma via mais rápida para o humor o Fábio Porchat no papel, basicamente de Fábio Porchat, com seus trejeitos e gestos característicos - o que já basta para ser engraçado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário