segunda-feira, 21 de abril de 2014

Filme de Segunda 146

Kick-Ass 2


Poucas coisas no cinema são tão divertidas quanto a franquia de Kick-Ass. Em 2010, quando o primeiro filme que adapta as HQs de Mark Millar e John Romita Jr foi lançado, a polêmica foi grande. O longa dirigido por Matthew Vaughn colocava a jovem Chloë Grace Moretz em cenas pesadas de violência, algo à la Tarantino. Porém, acima de tudo, Kick-Ass - Quebrando Tudo surpreendeu o grande público e muita gente passou a conhecer a história através do cinema, para depois passar a consumir as HQs. Afinal não era só violência. Eram sequências de ação bem tramadas e filmadas, um humor refinado e um realismo dramático incomum nos trabalhos do gênero. Considero o primeiro, realmente, um grande filme. (Texto aqui)

Ao falar de Kick-Ass 2, entretanto, passa a ser inevitável qualquer tipo de comparação com seu antecessor. A verdade é que o segundo não empolga tanto quanto o primeiro, basicamente por três motivos. Primeiro Vaughn apenas produziu e deixou a direção com Jeff Wadlow, segundo o enredo é um tanto clichê e terceiro o fator surpresa não existe mais. Mas garanto que segue sendo muito divertido.


O triunvirato Aaron Taylor-Johnson, Chloe Grace Moretz e Christopher Mintz-Plasse, respectivamente Kick-Ass, Hit Girl e Red Mist (que agora é o super-vilão Motherfucker) ganham a companhia de Jim Carrey e seu Coronel Estrelas e Listras. E outros mascarados, é verdade. Em Kick-Ass 2 os fatos ocorridos no primeiro filme motivam outras pessoas comuns a saírem pra rua fantasiadas e tentarem combater o crime. Ao mesmo tempo, Hit Girl e Kick-Ass têm seus motivos para recolher suas fardas e deixarem de lado a vida de super-herói.

O drama estabelecido para os personagens desde o início é justamente este, a busca por sua personalidade. Para que e por quê se mascarar? Eles não estariam combatendo aquilo que eles mesmo criaram? Dentro deste arco dramático é que se destaca Chloe Moretz. Ela basicamente, como grande atriz que é, rouba a cena - ou as cenas. Assim como a veia cômica de Kick-Ass 2, que fica mais uma vez a cargo de Christopher Mintz-Plasse e seu super-vilão Motherfucker. É do núcleo mal do filme de onde surge as melhores sequências de comédia. O rapaz é um pateta, herdeiro de uma família de gangsteres cujo principal expoente, seu pai, foi morto pelo Kick-Ass. Ele, evidentemente, busca vingança nessa segunda parte. 

Embora o enredo seja clichê de uma forma geral, tendo início, meio e fim previsíveis, no desenrolar da história algumas surpresas ajudam a salvar a sequência. Sempre dentro da lógica impactante das consequências drásticas em relação as escolhas dos personagens estabelecido desde o primeiro longa. Tem muita violência, tem algumas mortes, tem humor. É Kick-Ass. É bem divertido.

Gênero: Ação, comédia
Duração: 103 min.
Origem: EUA
Direção: Jeff Wadlow
Roteiro: Jeff Wadlow
Distribuidora: Universal
Censura: 16 anos
Ano: 2013
Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário