segunda-feira, 3 de março de 2014

Filme de Segunda 141

A Vida Secreta de Walter Mitty


Pouca gente sabe que A Vida Secreta de Walter Mitty é um remake de O Homem de 8 Vidas, de 1947, que por sua vez é baseado num conto de 1939 de James Thurber, publicado na revista The New Yorker. Ainda no campo da informação, o produtor Samuel Godwyn Jr. é filho do produtor da primeira versão, e desde 1994 tem a ideia e tenta refilmar Walter Mitty. Depois de muito trocar diretor, protagonista e roteirista, finalmente o projeto andou quando Ben Stiller ficou definido como ator e diretor e Steven Conrad abraçou o roteiro.

A Vida Secreta de Walter Mitty é um drama fantástico que traça o perfil de um cara comum, que é tímido, que trabalha muito tempo no mesmo emprego, não tem grandes histórias pra contar na vida e se refugia em alucinações recorrentes durante seu cotidiano. Mitty é responsável pelo setor de negativos e de revelação das fotos da Revista Life, que acaba de ser vendida e se tornará apenas um portal na internet. Ele fica encarregado de revelar a foto que estampará a capa da última edição, uma imagem enviada pelo fotógrafo de vida selvagem Sean O'Connell (Sean Penn) - uma espécie de ídolo de Mitty.


O boom da trama se dá quando três fatores essenciais tiram o personagem principal de seu cotidiano comum. Primeiro a venda da revista e a ameaça de perder o emprego, depois o sumiço do negativo da que seria a foto mais importante da história da Life e por último se apaixonar por uma colega de trabalho. A partir daí aquele homem discreto resolve cair no mundo e viver as aventuras que outrora apenas ficava em sua imaginação.

Algumas piadas, embora arranquem algumas risadas, destoam do contexto geral do filme. Haveria outro jeito de fazer humor, e Ben Stiller perde a mão nesse aspecto. A Vida Secreta de Waler Mitty tem locações e cenas lindíssimas, muito bem fotografadas na Groenlândia, Finlândia e Afeganistão. Sempre com uma trilha sonora correta, sem dúvida nenhuma um ponto acertado do filme. Contudo, o excessivo tom de auto-ajuda, de auto-descobrimento, de mensagem de moral e de vida, isso tudo funciona como banho de água fria para o espectador.

Não se trata exatamente de um filme ruim, tampouco de um filme belíssimo, tocante e ao mesmo tempo engraçado. Ben Stiller talvez fique no meio do caminho disso tudo, com um trabalho que tem sua leveza, tem sua dose razoável de drama e humor. Mas não tem o suficiente, não ultrapassa a porta do cinema no sentido de se tornar descartável, nível sessão da tarde, pra ver domingo à tarde, duplado mesmo, se se importar com o número de comerciais.

Gênero: Drama, Aventura
Duração: 114 min.
Origem: EUA
Direção: Ben Stiller
Roteiro: Stiven Conrad
Distribuidora: Fox Film
Censura: Livre
Ano: 2013
Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
- Bom Filme
X Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário