segunda-feira, 10 de março de 2014

Filme de Segunda 142

12 Anos de Escravidão


O diretor e roteirista Steve McQueen chega a seu terceiro longa-metragem. Um trabalho absolutamente arrebatador, coroado com três premiações na cerimônia do Oscar 2014: melhor filme, melhor atriz coadjuvante (Lupita Nyong’o) e melhor roteiro adaptado. Tudo incontestavelmente merecido. Com a produção de Brad Pitt (que também faz participação no filme), a história é baseada no livro de mesmo nome, escrito pelo próprio Solomon Northup, homem livre, negro, que em meados de 1840 é sequestrado e vendido como escravo para fazendeiros do sul dos Estados Unidos.

12 Anos de Escravidão persegue a trajetória de Northup, vivido por um corretíssimo Chiwetel Ejiofor, num papel forte, emocional, sem dúvida nenhuma marcante e de uma competência excepcional. McQueen, também negro, pesa na condução do filme, mas não exagera. A trama, de uma forma geral, já causa um desconforto no espectador por se tratar de uma das grandes chagas da humanidade. A forma como o povo negro era tratado há pouco menos de 200 anos ainda traz fortes consequências nos dias atuais. Contar, recontar, espetar essa ferida ainda se faz necessário para embasar e intensificar cada vez mais a luta contra o racismo.

Se há um aspecto que pode-se dizer negativo de 12 Anos de Escravidão, é justamente aquele que diz respeito ao tempo em que o protagonista é escravizado. A narrativa é no mínimo confusa ao tentar passar para o espectador a sensação de ter passado tanto tempo. Nesse sentido, o próprio título auxilia, e talvez por isso este aspecto negativo seja um detalhe descartável. Apesar de não levar nenhum prêmio técnico, só há elogios a ser feito para cenário, figurino e trilha sonora.

O elenco de 12 Anos de Escravidão é um desbunde, ajudando e muito a boa direção de McQueen. Todos papeis muito fortes, desde o alucinado "amo" vivido por Michael Fassbender, até a jovem Lupita Nyong'o, que faz a jovem e forte Patsey. Através de seus personagens, o diretor deixa muito claro quem é opressor e quem é oprimido. Apesar de tudo, o protagonista Solomon Northup não aparece como um herói cheio de virtudes, justo e incorruptível. Pelo contrário, o personagem se adapta ao meio para sobreviver, sem necessariamente perder a esperança de volta a ser livre.

12 Anos de Escravidão é um filme forte, que não permite nenhum alívio cômico. Ele é denso e comovente do início ao fim, capaz de levar grande parte da plateia às lágrimas. É uma obra que merece ser vista e que infelizmente ainda se faz necessária nos dias atuais.

Gênero: Drama
Duração: 134 min.
Origem: EUA
Direção: Steve McQueen
Roteiro: Stive McQueen, John Ridley
Distribuidora: Walt Disney Pictures
Censura: 18 anos
Ano: 2013
Classificação PoA Geral 
- Obra
X Baita Filme
- Bom Filme
- Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário