Depois de Lúcia
Não sei dizer qual o melhor momento, ou melhor horário ou melhor dia para assistir Depois de Lúcia. É preciso ter ciência do que se trata antes de escolher este filme como lazer. Talvez seja melhor ignorá-lo no cinema e deixar para conferir em casa. O filme do mexicano Michel Franco é seco, pesado, daqueles que estragam o dia. Não é bom sair do cinema com esta sensação.
Por outro lado, causar uma sensação ruim não significa se tratar de um filme ruim. Michel Franco segue a linha dos grandes cineastas mexicanos da última década, que tem como nome de maior destaque Alejandro González Iñárritu. Dessa forma, é compreensível que Franco nos apresenta um verdadeiro soco no estômago. Assim sendo, o diretor perde a oportunidade de aliviar a mão, um pouco que seja, e transformar o que é bom em excelente.
Não conhecemos Lúcia. Porém sabemos que é a mãe de Alejandra, 15 anos, e esposa de Roberto. Conhecemos os dois a partir da morte de Lúcia. Em luto e procurando novos ares, pai e filha saem de uma pequena cidade praiana se mudam para Cidade do México. No nova moradia, novo emprego, nova escola e novas relações e novos problemas. O principal deles, o byllying.
Depois de Lúcia quase não tem trilha, ouvimos silêncio, diálogos e som ambiente. A câmera não se move, cada cena é um quadro fixo, contando apenas com o movimento dos atores. Assim acontece o interessante plano sequência que abre o filme. São por volta de cinco minutos com a câmera posicionada no banco de trás do carro, que está estacionado em uma mecânica e acaba a cena abandonado no meio do trânsito.
A partir de certo momento do filme, no auge dos abusos contra Alejandra, a menina aparece em cenas de violência perturbadoras. Não só violência física, mas também de ordem moral e psicológica. O desfecho da trama não alivia o espectador, segue o tom nada poético do longa. Michel Franco não vê soluções, apresenta uma sociedade doente e termina seu trabalho de forma a sugerir um agravamento da situação.
Gênero: Drama
Duração: 103 min.
Origem: México, França
Direção: Michel Franco
Duração: 103 min.
Origem: México, França
Direção: Michel Franco
Roteiro: Michel Franco
Distribuidora: ImovisionCensura: 14 anos
Ano: 2012
Classificação PoA Geral
- Obra
- Baita Filme
- Bom Filme
- Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruim
- Baita Filme
- Bom Filme
- Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo
Nenhum comentário:
Postar um comentário