segunda-feira, 8 de abril de 2013

Filme de Segunda 107

Mama


De repente, o argentino Andrés Muschietti se viu com a oportunidade de abrir a sua história, o curta-metragem Mama, de 2008, de reconhecido sucesso na internet e alguns festivais alternativos. Não poderia ser outro a apostar no cineasta. Foi Guilhermo Del Toro quem chamou o argentino pra Hollywood, bancou o filme como produtor e pediu para que o curta virasse um thriller "coxudo" de suspense. Funcionou, até ali.

O curta-metragem:

A história original é uma célula interessante, não explica a origem de nada, muito menos o desfecho. Tem um potencial de terror excelente, e por isso Del Toro abraçou a ideia. O problema é que Andrés Muschietti se perde na tentativa de espraiar seu roteiro.

A fábula gótica é sobre duas irmãs órfãs que acabam sendo criadas por um fantasma - a quem chamam de mama -, numa cabana em meio a uma floresta, lugar onde foram abandonadas quando pequenas. Essas meninas são encontradas pelo tio cinco anos depois. Estão selvagens, com seu desenvolvimento social obviamente comprometido.

A trama se baseia na tentativa desse tio, e sua namorada Annabel, ressocializar Victoria e Lilly. O andamento do suspenso coloca Annabel como protagonista, travando um certo confronto com a "entidade" que chamam de Mama. Segundo as crianças, Mama tem ciúmes.

Se o filme não é de todo o ruim, afinal apresenta características estéticas interessantes, o roteiro cai em clichês básicos e ainda não consegue aprofundar a história de cada personagem como deveria ser um longa-metragem.

Em nenhum momento mama tem motivos para ter ciúmes de Annanel. O filme não dá tempo nem apresenta situações para que Annabel crie vínculo com as meninas. Outra coisa recorrente são aquelas cenas em que o público olha e começa de burburinho. É quando vem um clichês descarado: "ele precisava ir na cabana, sozinho e de noite?"

Mama carrega a grife Del Toro, porém não corresponde nem sequer ao bom curta-metragem do próprio  Andrés Muschietti.


Gênero: Terror
Duração: 100 min.
Origem: Canadá, Espanha
Direção: Andrés Muschietti
Roteiro: Andrés Muschietti, Bárbara Muschietti, Neil Cross
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Censura: 14 anos
Ano: 2013


Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
- Bom Filme
X Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário