segunda-feira, 25 de março de 2013

Filme de Segunda 105

Vai que dá Certo


Vai que seja engraçado. Essa é a esperança. Pode ser até a expectativa, afinal de contas o elenco é bom, e quem está dirigindo tem uma longa história na televisão brasileira e no cinema. Mesmo assim, o diretor Maurício Freitas faz de seu quarto filme uma comédia pastelão e irregular.

As boas comédias no cinema nacional ainda são coisa rara. Vai que dá Certo, contudo, não é das piores experiências. O filme roteirizado pelo próprio Maurício Freitas em parceria com Fábio Porchat apresenta um problema recorrente no humor cinematográfico brasileiro: ele não é cinematográfico. Muitos dos trabalhos são feitos como se fossem para televisão, com piadas ou esquetes que serviriam ao Zorra Total, mas que no cinema empobrecem. 

O argumento de Vai que dá Certo mescla uma dezena de situações. Personagens caricatos do subúrbio paulistano (fator televisivo), todos beirando os 30 anos, todos em situação financeira ruim ou indefinida, todos com comportamento de adolescência prolongada, com relacionamento de amigos/quase irmãos. Depois de um golpe mal sucedido, acabam devendo dinheiro para traficantes e policiais corruptos. Este é o contexto da comédia.


O elenco principal conta com Fábio Porchat, Danton Mello, Bruno Mazzeo, Lúcio Mauro Filho, Gregório Duvivier, Felipe Abib e Natáliga Lage. Por algum motivo, Danton é o único que não faz um tipo caricato, de sotaque carregado. Essa jeito paulistano forçado acaba sendo um dos pontos negativos do filme. Contudo, mesmo caricato, Gregório Duvivier é o destaque. O ator é responsável pelas melhores tiradas de Vai que dá Certo.

O certo é que fiquemos sabendo que se trata de um pastelão irregular. Dessa forma fica mais fácil, sem grandes expectativas. Mais relaxado e sabendo o que vem pela frente, algumas risadas acabam acontecendo natural e descompromissadamente.

Gênero: Comédia
Duração: 87 min.
Origem: Brasil
Direção: Maurício Farias 
Roteiro: Maurício Farias, Fábio Porchat
Distribuidora: Imagem Filmes
Censura: 12 anos
Ano: 2013


Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
- Bom Filme
X Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário