segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Filme de Segunda 93

O Homem da Máfia

O australiano Andrew Dominik chega aos cinemas com seu terceiro trabalho, o segundo dirigindo Brad Pitt. O Homem da Máfia é mais um que entra no submundo da máfia americana. Mundo que não é tão sub quanto se pode imaginar. Dominik conduz seu filme em 2008, época de eleição nos EUA, crise financeira em alta.

Em O Homem da Máfia, Jackie Cogan (Pitt) é uma espécie de regulador do mundo do crime. Ele é contratado pela alta cúpula para que as coisas sigam em ordem. Por exemplo: quem ousa assaltar uma casa de poker vigiada pela máfia, é caçado e morto. Pela lógica do submundo, quem vai jogar e apostar grandes quantias, não pode ter o receio de correr riscos. Assim o negócio não anda.
Enquanto a trama se desenrola, em várias cenas há rádios e televisões ligadas. Sempre se discutindo a situação econômica do país, a figura de um órgão regulador para o setor financeiro, debates políticos entre McCain e Obama etc. O próprio cenário do filme, uma Boston cinza, suja, bares vazios, ruas mal iluminadas, ajuda a traçar o paralelo que o diretor australiano deseja. De certa forma ele consegue.

Três caras decidem roubar uma casa de jogos. Eles têm certeza que não vão ser pegos. É aí que entra o personagem de Brad Pitt, com uns 20 ou 30 minutos de filme. O Homem da Máfia, contudo, não é um filme de muita ação. É de muito papo, tem bons diálogos, interpretações interessantes. Ray Liotta sempre veste bem como mafioso, James Gandolfini como matador com sinais de depressão, também faz ótimo trabalho.

Se Dominik opta pelo diálogo ao invés da ação, ele pesa a mão nas horas de agir. As cenas de assassinatos são à la Tarantino. Um certo sadismo, sangue e alguns takes fechados. Pode estragar o filme para aqueles de estômago mais fraco. Para quem não se importa muito, e gosta de ver Brad Pitt atuando bem (como sempre), O Homem da Máfia é uma boa pedida.

Gênero: Drama
Duração: 97 min.
Origem: EUA
Direção: Andrew Dominik
Roteiro: Andrew Dominik
Distribuidora: Imagem Filmes
Censura: 16 anos
Ano: 2012
Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
- Bom Filme
- Bem Bacana
- Legal
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário