quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Antes da América, o título

A Copa Sul Americana tornou-se cobiça dos clubes brasileiros desde que começou a a dar vaga para a Copa Libertadores do ano seguinte, em 2009. É uma opção viável para equipes que não têm gás para um campeonato longo e desgastante como o Campeonato Brasileiro.

Em 2008 o Inter chegou à final e venceu o Estudiantes. Em 2009 quem chegou foi o Fluminense, que acabou perdendo para a LDU. No ano seguinte o Goiás fez a final contra o Independiente e também não venceu, assim como o Vasco em 2011, que foi derrotado pela Universid de Chile. Mesmo que só o Inter tenha ganhado a competição aqui no Brasil, o retrospecto mostra que os times brasileiros estão chegando. E sempre chegam com grandes chances.

O Grêmio pode chegar, tem time pra isso. Mas a avaliação que ainda se faz no Olímpico é se o grupo tem gás para jogar o BR-12 e a competição continental ao mesmo tempo, com força máxima. Ao que tudo indica, o Grêmio vai tentar, a não ser que o rendimento caia muito em alguma das competições e Luxemburgo se veja obrigado e concentrar forças em uma.

Ricardo Duarte/ClicRBS
Ontem, na estreia contra o Coritiba, num Olímpico quase impraticável, inundado pela chuva que castigou Porto Alegre, o Grêmio fez bom jogo contra o Coxa. Luxa não contou com Zé Roberto, poupado e mal substituído por Marco Antônio (depois melhorou com Léo Gago), e com Marcelo Moreno, vetado pelo DM. André Lima fez dupla com Kléber e foi bem, na medida do possível. Jogo de trombada e bola alçada na área, e o Grêmio sabia que só poderia ser assim.

Atrás, cogitou-se a preservação do veterano G. SIlva. Ele não quis, foi pro jogo e fez uma baita partida. Anulou - com a ajuda da água - o veloz Everton, que tentou jogar pelo lado esquerdo de defesa gremista. Pelo outro lado, Werley também manteve a regularidade.

Se o time vai ter gás só saberemos em dezembro, quando as competições terminarem. Porém, Luxemburgo precisa trabalhar como se tivesse, e fazer com que o grupo de jogadores acredite nele. Dá, sim, pra chegar. Mas não pensando em vaga pra Libertadores. É preciso mirar o título, levantar o caneco, comemorar o fim do jejum e levar a vaga como consequência de um feito maior.

Este feito pode bem ser a Copa Sul Americana 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário