sexta-feira, 27 de julho de 2012

Fluminense: o grande desafio gremista até agora

O jogo foi na quarta-feira, mas não quero deixar passar, pois ainda não tinha conseguido escrever sobre Grêmio e Fluminense. A vitória gremista foi simbólica, pois coroa uma bela sequência de quatro vitórias no BR-12 e credencia o Grêmio para ser um dos postulantes às primeiras colocações. Óbvio que não é definitivo, posso errar, mas nem falo em título (por enquanto), até porque os verdadeiros candidatos ao caneco são Atlético-MG, Vasco e o próprio Fluminense.
Ricardo Duarte/ClicRBS
A partida no Olímpico foi duríssima. Sem quatro titulares, Abel Braga abandonou o 4-2-3-1 e armou seu Fluminense num 3-4-3 (que confundiu muita gente, achando ser um 3-5-2). O esquema de Abel trancou o Grêmio, afinal tinha um zagueiro vigiando Kléber de perto, outro vigiando Moreno e mais um na sobra. Na frente, Fred marcava a saída pelos dois zagueiros e o volante, pelos lados os laterais gremistas tinham dois obstáculos: os atacantes de lado Wellington Nem e Thiago Neves e os dois alas bem avançados. Aos dois volantes cariocas, sobrou Elano e Zé Roberto.

O primeiro tempo foi muito equilibrado, com poucas chances de gol e com o visitante batendo de frente com o Grêmio. Na segunda etapa o Tricolor gaúcho teve uma mudança tática sensível, mas fundamental para adquirir o controle da partida e vencer o jogo. Luxemburgo abriu seus meias, colocou o meio-campo em linha. Zé Roberto e Elno, quando não estavam no confronto direto com os alas, estavam às suas costas, com campo para jogar.

Apesar do gol do Kléber ter saído após jogada de bola parada, o Grêmio no segundo tempo desdobrou o sistema tático de Abel e jogou melhor, marcou melhor e venceu com justiça. Vitória que tem importância na tabela, afinal são três pontos em um confronto direto, tem importância na construção do time, pois dá sustentação a uma ideia de futebol, e tem importância anímica para a relação entre torcida e a equipe de 2012 - que perdera dois jogos importantes com Olímpico lotado (Palmeiras e Galo mineiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário