segunda-feira, 16 de julho de 2012

Filme de Segunda 76

O Espetacular Homem-Aranha

Foi por algumas divergências entre a Columbia Pictures e o diretor Sam Raimi que o quarto filme do Homen-Aranha não seguiu a história iniciada em 2002, com o ator Tobey Magauire dando vida ao popular herói da Marvel. Os produtores do filme entraram num consenso e decidiram reiniciar a história do aracnídeo, mas agora com outro protagonista e sob a direção de Marc Webb (de 500 dias com ela).

Comparações são inevitáveis, afinal de contas a franquia iniciou há apenas 10 anos e teve seu terceiro e último filme em 2007. É muito recente para que um remake seja feito. Sem contar que a série dirigida por Sam Raimi foi exitosa, agradou público e crítica, o que deixa a nova série com uma resistência inicial ainda maior. Se foi preciso mudar, era necessário partir do zero e mudar quase tudo? Talvez não.
O Espetacular Homem-Aranha não é espetacular como sugere o título, é diferente do primeiro, de 2002, mas é um filme muito bem executado tecnicamente. Inegavelmente os efeitos especiais são melhores, até porque Webb tem 10 anos de vantagem sobre Raimi, porém, o filme perde em roteiro e, talvez seja menos importante, em carisma do protagonista.

Tobey Magauire convence muito mais que o atual Peter, o Andrew Garfield. Entretanto, a culpa não cai apenas sobre Garfield, que está bem no filme. Mas o Peter Parker do Webb e dos roteiristas Alvin Sargent, James Vanderbilt, Steve Kloves, não é um cara tão tímido, usa lente ao invés de óculos, anda de skate e, mesmo não dando conta, encara os valentões que lhe atormentam na escola.

A história segue uma outra linha. Em O Espetacular Homem-Aranha a Tia May fica em segundo plano, participa pouco, a origem dos pais de Peter Parker ganha uma importância que geralmente não tem nas histórias do herói, o Dr. Connors deixa de ser o coadjuvante que foi nos outros filmes, e a grande paixão de Peter agora é Gwen Stacy, vivida pela encantadora Emma Stone.


O roteiro realmente é o grande furo da nova série. O argumento de O Espetacular Homem-Aranha se baseia em diversas coincidências improváveis como, por exemplo, o cargo de superestagiária de Gwen em uma das maiores corporações científicas do mundo, aspecto que passa a ser fundamental na trama. Ou então a busca pelo assassino do Tio Ben (feito pelo ótimo Martin Sheen), que simplesmente é esquecida a certo ponto da trama.

Fora alguns problemas de roteiro, e o nariz torto de ter que engolir uma nova franquia, O Espetacular Homem-Aranha alcança certo exito. É um filme que opta por uma estética mais sombria e mais séria que o de 2002, uma fotografia menos colorida e também por isso busca sua personalidade. O Homem-Aranha de Mark Webb também diverte, ainda mais quem é fã do aracnídeo. É sempre bom ver o Peter Parker se balançando entre os prédio de Nova Yorque.


Gênero: Ação
Duração: 137 min.
Origem: EUA
Direção: Mark Webb
Roteiro: Alvin Sargent, James Vanderbilt, Steve Kloves
Distribuidora: Sony Pictures
Censura: 10 anos
Ano: 2012



Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Legal
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário