quinta-feira, 10 de maio de 2012

Grêmio joga mal, vence e se classifica

O jogo foi complicado? Foi e não foi. Afinal, não dá para dizer que o Grêmio correu riscos contra o Fortaleza, no Olímpico. O Grêmio correu pouco. O Fortaleza, com time reserva, pois prioriza a final do cearense no Domingo, correu o que pôde com o que tinha. E tinha, inclusive, dois ex-jogadores do Grêmio: o volante Élton e o centroavante Rômulo. Dois que, em algum momento dos últimos 10 anos sem grandes títulos no Olímpico, foram titulares do Tricolor Gaúcho, agora são reservas do Fortaleza. Convenhamos, isto explica muita coisa.

Mas Elton e Rômulo, sobre os 2 a 0 a favor do Grêmio, não explicam quase nada. Estavam inseridos no 3-6-1 aplicado pelo Fortaleza, esquema que ajudou a neutralizar Marco Antônio, anulou André Lima e conteve os dois laterais gremistas. Só que muito mais que isso, não fez. Na frente, Rômulo teve atuação parecida com a do centroavante adversário, pouco fez.

No Grêmio, a grande expectativa nem era pelo jogo em si, ou pela classificação. A atração da noite era o lateral-esquerdo Dener, que ganhou a vaga já que as duas opções de Luxemburgo (J. César e Pará) estavam impedidos de jogar.  Definitivamente não foi uma boa estreia. O garoto não tinha sido aproveitado nas últimas temporadas no Olímpico e esse ano foi emprestado e jogou o Gauchão pelo Veranópolis. Pela esquerda, na noite desta quarta, não comprometeu atrás, contou com a ótima cobertura de Gilberto Silva (em grande forma), mas não acertou nenhuma investida, nem mesmo uma jogada de combinação com Léo Gago. Entretanto, Dener continua no grupo e, quem sabe, terá outras oportunidades.

Destaque mesmo para quem fez os dois gols. Primeiro Leó Gago, em cobrança de pênalti (sofrido por Bertoglio). Segundo, o próprio Facundo Bertoglio que, é verdade, acertou pouco coisa, mas quis muito o jogo, buscou a bola a todo momento e tentou as melhores jogadas do Grêmio. Miralles deu o segundo gol de lambuja.

Como já foi comentado algumas vezes aqui no PoA Geral, jogando um futebol pragmático, de resultado, o Grêmio vai avançando, enquanto vê grandes caírem na Copa do Brasil. Botafogo, Cruzeiro e Atlético-MG já estão fora. Pelo menos para Luxemburgo as perspectivas de melhora são interessantes, pois mais futuramente vai contar com Kléber, Marcelo Moreno, Zé Roberto e Julio César. 

*Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Nenhum comentário:

Postar um comentário