segunda-feira, 14 de maio de 2012

Filme de Segunda 68

O Quarto Poder
Jackeline Moraes

Estava relutante em ver esse filme velhinho das locadoras, O Quarto Poder é a baita aula de opinião pública de Costa-Gavras. O longa é de 1997 e tem atuações ótimas de John Travolta e Dustin Hoffman. A indicação foi de uma professora do curso de Jornalismo e valeu mesmo assistir a trama.

O mote central é como o jornalismo age na manipulação da opinião pública, mas acreditem, mesmo quem não entende nada de jornalismo, nem de opinião pública, vai gostar do filme.

A trama conta a historia de um repórter que está na hora certa, no lugar certo. Dustin Hoffman interpreta o jornalista em decadência, Max Brackett, que busca transformar qualquer matéria naquele superfuro que o colocará no telejornal do horário nobre. Ao entrevistar a dona de um museu para mais uma matéria comum, Max se depara com recém-demitido, Sam Baily (John Travolta). O ex-funcionário era segurança do museu e desesperado para ser ouvido, invade o local munido de armas e bombas. O jornalista decide aproveitar a oportunidade e transformar o sequestro na matéria da sua vida.

É uma boa história, e a sagacidade do Max é de espantar. Fiquei impressionada com a atuação do John Travolta, o personagem que ele assume é tão convincente que nos faz procurar o ator. Os traços do rosto mudaram completamente a fisionomia de John, e ficou apenas o louco Sam.

O ponto fraco do filme é que ele se arrasta e por vezes é cômico onde não precisava ser. Cansa, mas no final tenho a sensação de que há algo a absorver. Filme aula, logo, filme bom.

Gênero: Drama 
Duração: 114 min.
Origem: Estados Unidos
Direção: Costa-Gavras
Roteiro: Tom Matthews
Distribuidora: Warner Bros
Censura: 12 anos
Ano: 1997

Classificação PoA Geral (Por Jackeline Moraes)
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Legal
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário