domingo, 26 de fevereiro de 2012

Interior desbanca dupla grenal na Taça Piratini

A final de turno da próxima quarta-feira será inédita. Desde que este formato foi fixado, nunca houve uma final sem a presença de Grêmio ou Internacional. Esta é uma conquista e tanto para o interior, e será uma bela conquista para o Caxias, que hoje eliminou o Grêmio nos pênaltis, ou para o Novo Hamburgo ou para o Juventude (estes dois últimos que fazem a outra semi-final enquanto escrevo esse texto). Estão todos de parabéns, inclusive o Cruzeiro de Porto Alegre que, se não fosse uma decisão judicial, teria 6 pontos a mais na fase classificatória e passaria de fase no lugar do Grêmio.

Agora vamos nos fixar em Grêmio e Caxias, na estreia do Luxemburgo e na eliminação do Tricolor. Partida equilibrada fizeram as duas equipes. Partida de um correto 1 a 1, mas que não seria nenhum absurdo que terminasse com um vencedor ainda no tempo normal. Nos 90 minutos, quem trabalhou mais, e trabalhou bem, pela boa fase que vive, foi o goleiro Victor. Mas nos pênaltis, a grande estrela da decisão foi o arqueiro do Caxias, Paulo Sérgio, que defendeu a cobrança de Marco Antônio e em seguir cobrou a penalidade decisiva, definindo o 5 a 4 a favor da equipe da Serra.
Luxemburgo não conseguiu repetir o time de Roger, que venceu o grenal. O volante Léo Gago tomou um remédio proibido, e pelo risco do doping, foi cortado pelo departamento médico do Grêmio. Marquinhos entrou no time, Luxa desmanchou o meio-campo e losango e escalou a equipe num 4-4-2 com meio em quadrado. Sem Léo Gago e com dois articuladores, o Grêmio diminuiu seu poder de criação e mobilização. Marquinhos e Marco Antônio são de características semelhantes, jogadores de pouca velocidade e com dificuldade de jogar sem a bola. Contra o Inter, o trio de volantes gremistas marcava lá na frente, chegava ao ataque com mais ímpeto e pelos lados.

O Caxias de Paulo Porto jogou de igual para igual, mesmo que o Grêmio tenha proposto o jogo no início e tenha dominado a partida por mais tempo. A equipe da Serra jogou num 4-4-2, meio-campo em formato de losango, com o meia-atacante Wrangler espetado entre os volantes gremistas e se aproximando muito dos bons atantes Caion e Vanderlei.

Pelo Grêmio, Kléber marcou e mais um vez foi destaque da equipe, como foram destaques também G. Silva, bem adaptado à zaga, e o volante Souza, que hoje não pôde sair tando devido ao esquema. Destaques negativos foram Moreno, Fernando e a dupla de meias.

Luxemburgo agora tem uma semana cheia para treinar e conhecer um pouco mais do grupo. Para o próximo jogo já deve contar com o argentino Facundo Bertoglio, mesmo assim o 4-3-1-2 que ganhou bem o grenal ainda deve ser o esquema preferencial.

Já o Caxias, independente de o adversário ser Juventude ou NH, é o melhor time do interior e desponta como favorito ao título do turno. Mesmo que isso não represente muita coisa quando a bola rola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário