quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Grêmio joga mal, mas vitória pode melhorar o clima

A vitória de 2 a 1 do Grêmio, em Erechim, sobre o Ypiranga, foi muito apertada. Mais do que deveria ser. O Ypiranga ainda não venceu nenhum jogo no Gauchão. A terceira vitória tricolor só veio aos 47 e tantos do segundo tempo, depois de passar a primeira etapa toda perdendo e buscar o empate e a virada num segundo tempo arrastado.

O Grêmio entrou em campo como entrou no Grenal, a única diferença eram os dois laterais, já que Julio César e Mário deixaram o clássico machucados. Caio Junior tentou repetir o esquema, um 4-3-3 que conta com o recuo de Leandro quando a equipe se defende, formando uma linha de quatro no meio-campo e, às vezes, conta com o recuo de Kléber, centralizado atrás de Leandro e Moreno. É uma mecânica de jogo que ainda os jogadores não conseguem assimilar e executar com eficiência.

Mesmo que o Grêmio, de certo modo e com dificuldade, controlasse o Ypiranga, a equipe de Erechim encaixou um bom contra-ataque, contou com o erro em sequencia dos dois zagueiros gremistas e abriu o placar. O gol tirou o Grêmio do plumo. É sempre mais difícil a reação para uma equipe que ainda não está pronta. Num 3-6-1 bem fechadinho, o Ypiranga conseguia proteger com eficiência a meta do bom goleiro Vizzoto, de fundamental participação no jogo.

Logo depois do gol Caio Junior mexeu no time e, ao que tudo indica, este deve ser o Grêmio dos próximos jogos. Leandro saiu para a entrada de G. Silva, o Grêmio estabilizou no 4-4-2 mais simplificado e passou a buscar muito o jogo com Marcelo Moreno, mais uma vez o destaque gremista.
 
No segundo tempo o empate veio através de um futebol melhor elaborado. O Grêmio conseguiu imprimir certo ritmo à partida, mas abusou dos cruzamentos na área. Ainda falta alternativas coletivas ao time de Caio Junior. A vitória não deu-se pelas mudanças do treinador. O final do jogo foi arrastado, as duas equipes estavam muito cansadas e qualquer jogada era na base da vontade. Assim que o Grêmio virou, e isto nada tem a ver com a sensível melhora da matade do primeiro tempo até a metade do segundo.

Pois, ainda que não tenha a ver, a vitória faz bem à qualquer ambiente e pode ajudar o Grêmio de Caio Junior a se firmar animicamente nos próximos jogos, mesmo que com resultados apertados. O resultado positivo dá confiança e faz com que os jogadores acreditem no treinador.

*Foto Ricardo Duarte/ClicRBS
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário