quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

As dificuldades e os méritos da classificação colorada

Agora é oficial, está carimbado. O Internacional está dentro da Libertadores 2012. Para isso, duas partidas duras contra os colombianos do Once Caldas pela Pré-Libertadores.
O Once Caldas não é um time forte no sentido ambo e geral de uma equipe de futebol, não disputaria o título. Os colombianos são forte fisicamente, são grandes, rápidos, capazes de cansar um Internacional ainda em começo de temporada. O 1 a 0 para o colorado, no Beira-Rio, e esse 2 a 2 na altitude de Manizales refletem no placar o nível de exigência das partidas. O Inter passou com a vantagem mínima de um gol - 3 a 2 no placar combinado.

Apesar de ter tomado dois gols, na Colômbia, o Inter de Dorival fez uma boa partida. Com Dagoberto descontado e no banco, o Colorado jogou num 4-4-2 com meio-de-campo em losango (4-3-1-2). Oscar jogou de segundo atacante pelo lado direito, marcando o lateral adversário até o campo do Inter, dividindo espaço com Nei em certos momentos. D'Alessandro centralizou a criação da equipe e distribuiu o jogo com a categoria de sempre. Teve em Tinga, volante apoiador pela esquerda (depois direita no segundo tempo) uma opção de jogo sempre muito produtiva. Daí saiu o segundo gol colorado.

A equipe do Once Caldas marcou cedo. Nei cometeu pênalti no centroavante Beltran. Penalidade que eu não marcaria, mas Nei foi imprudente, deixou o braço e fez a carga no adversário Dava pra marcar. Aos 3 minutos de o Inter já perdia de 1 a 0. Gol no início de jogo acaba com qualquer estratégia de qualquer equipe. Dorival Junior acertou em manter a calma e o time. Aos poucos o Inter foi tomando conta do jogo, encaixando a boa formação da equipe e, aos 11, já alcançava o gol de empate. Mais tarde aconteceria a virada.

Ao tomar o segundo, o Once Caldas mudou, substituiu ainda no segundo tempo. Saiu do 4-1-4-1 para jogar no mesmo 4-3-3 do primeiro tempo do Beira-Rio. Pelas circunstâncias do jogo e da decisão, o gol de empate saiu ao natural, na pressão dos Colombianos.

Num segundo tempo de um Inter quase sem fôlego, sobrou experiência e categoria para segurar o jogo e, por detalhe, não sair vitorioso. Damião, Dagoberto e D'Alessandro perderam gols incríveis. Lá atrás, o principal nome foi Índio, destaque da defesa colorada, que passa por grande fase técnica e física, apesar da idade.

O Inter entra para o Grupo 1 como um time a ser respeitado. Tem como adversário de chave o atual campeão Santos. Num grupo em que dois se classificam, as vagas devem mesmo ficar com os brasileiros.

*Foto Ricardo Mazalan/AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário