domingo, 4 de setembro de 2011

A importância da repetição no Grêmio

A situação do Grêmio no campeonato não é das melhores. Antes da goleada deste domingo, poucos times estavam em situação mais crítica que a do Tricolor, o Atlético-PR era um deles, o que significa que a coisa está muito feia para o CAP. Não que tenha melhorado muito para o Grêmio, que ganhou apenas uma posição com a vitória. É o 14° colocado no BR-11, com 24 pontos somados.
O grande fato dos últimos três jogos do Grêmio (a vitória no Grenal, a derrota para o Corinthians e a goleada de 4 a 0 sobre o CAP) é a repetição de time e de ideia que consegue o técnico Celso Roth. Sobretudo da ideia, já que, devido a lesões e cartões, uma ou outra peça mudou em cada partida. O Grêmio de Roth joga no 4-5-1, desdobrando-se num 4-2-3-1 que conseguiu casar Douglas e Marquinhos no mesmo time e achar um lugar para Escudeiro render o que pode. Estes três fazem a linha de três armadores atrás de André Lima, sendo Escudeiro o mais agudo, atuando prioritariamente pela esquerda.
Com a repetição de uma ideia que inicialmente se sustentou com a boa vitória do Grenal e a boa atuação diante do líder, apesar da derrota, o Grêmio que enfrentou o Atlético apresentou uma boa mecânica de jogo, neutralizou o adversário e fez seus gols com a bola rolando, com jogadas trabalhadas. Exceto o último gol da tarde, o terceiro de André Lima, que foi de pênalti sofrido por Julio Cesar, lateral que veio há pouco mais de um mês, estava de lado no Fluminense, e tem se mostrado um acréscimo importante no Grêmio de Celso Roth.
O CAP, treinado pela quinta vez pelo Antônio Lopes, ficou a maior parte do tempo amarrado num 3-6-1, que poucos riscos ofereceu ao goleiro Victor. Antônio Lopes apostou tudo em sues dois laterais, Paulino na esquerda e Vagner Diniz  na direita. Nenhum dos dois atacou e tampouco defendeu, fizeram péssima partida e comprometeram a atuação do Atlético. O time paranaense só ameaçava melhor sorte ofensiva quando a linha de três defensores se desmanchava e o bom e jovem zagueiro Manuel se aventurava pelo flanco direito. A jogada, contudo, era bem neutralizada pelo setor defensivo tricolor, que conta com a afirmação importante de Saimon, que hoje teve a companhia de Edcarlos.
Do goleiro ao centroavante o Grêmio contou com boas atuações, o que está diretamente ligado a uma ideia de time que deu certo e pode tirar o tricolor gaúcha dessa zona de desconforto em algumas rodadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário