segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Filme de segunda

Melinda e Melinda
Vou puxar essa do fundo do baú. Mas nem tão fundo. Admito que me faltou oportunidade de assistir coisa nova  essa semana, por isso volto em 2004, num dos meus cineastas preferidos, Woody Allen. Um cara que lança praticamente um filme por ano e trabalha muito bem com drama e comédia.
Justamente por fazer tantos filmes, Woody não consegue fazer uma obra-prima a cada ano, mas sempre mantém uma média bem alta de qualidade. Melinda e Melinda não está no hall de obras-primas do diretor, entretanto, além de ser um filme leve e simpático, é marcante pela opção em separar o drama e a comédia em duas histórias. Uma mulher chamada Melinda é a protagonista das duas histórias.
Tudo começa na discussão de quatro amigos escritores na mesa de um bar. Dois deles discutem as diferenças e as similaridades da comédia e do drama, um terceiro apresenta um cenário inicial e a partir de então cada um desenvolve esse cenário por um viés diferente.
O destaque do elenco é a atriz Radha Mitchell, que faz as duas Melindas. O casting da parte cômica funciona melhor, principalmente por Will Ferrell, que aqui fica encarregado de levar os traços mais caricatos de Woody Allen. Na parte dramática, Radha está igualmente maravilhosa, mesmo fazendo uma personagem com sérios problemas psiquiátricos.
Mas o forte mesmo do diretor é misturar tudo. Quando separa os dois gêneros, faz de Melinda e Melinda um filme de pouca notoriedade, que não apresenta nada de especial, a não ser a formula. Porém fica devendo em conteúdo, ainda mais quando se compara Woddy Allen com Woddy Allen.
Apesar disso, Melinda e Melinda tem seus méritos e sua simpatia própria. Seus 99 minutos não o fazem cansativo, pelo contrário, tudo acontece no tempo certo. Como é certo que todo ano tem filme do Woody Allen, é certo que vale a pena ver até os filmes ruins - se é que existem - do diretor. 
Classificação PoA Geral
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Legal
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo
- Inclassificável

Nenhum comentário:

Postar um comentário