quarta-feira, 6 de julho de 2011

"Religião não define caráter"

A frase que está entre aspas e dá título ao post faz parte da primeira campanha publicitária ateísta do Brasil. Campanha esta que estará espalhada por alguns pontos de Porto Alegre nesse mês de julho através de outdoors. A princípio, essa campanha, de iniciativa da Associação Brasileira de Atues e Agnóstico (ATEA) só circulará na capital gaúcha. No final do ano passado a ATEA tentou anunciar nas companhias de ônibus de São Paulo, Salvador e Florianópolis e Porto Alegre, mas não conseguiu fechar acordo.
A campanha "Diga não ao preconceito contra ateus." tem a preocupação de desmistificar o ateu na sociedade brasileira. Segundo pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo, os ateus são as pessoas mais detestadas do país, tendo a repulsa de 42% da população. A questão tornou-se mais preocupante para a ATEA principalmente depois das declarações de José Luis Datena, quando ainda estava na TV Bandeirantes, ano passado. Uma das declarações do apresentador, no Brasil Urgente de 27 de julho de 2010: "Eu fiz a pergunta 'Você acredita em deus?' E tem 325 pessoas que não acreditam [2573 acreditam]. Vocês que não acreditam, se vocês quiserem assistir outro canal, não tem problema nenhum. Eu não faço questão NENHUMA de que ateu assista o meu programa. Nenhuma. Agora, quem acredita em deus, seja evangélico, seja muçulmano, seja judeu, seja católico, qualquer religião, entendeu, de quem acredita em deus, continue comigo. Quem não acredita não precisa nem votar, não. Não precisa, de ateu não quero assistindo o meu programa. Ah, mas você não é democrático! Nessa questão, não sou não. O sujeito que é ateu, na minha modesta opinião, não tem limites. É por isso que a gente tem esses crimes aí." 
A peças publicitárias falam sobre fé, moralidade e ateísmo. Botam em contraste figuras como Chaplin e Hitler, por exemplo. O primeiro, ateu. Quanto ao líder nazista, um homem que acreditava em Deus. Uma prova de que a crença não define quem é do bem ou do mal.
Outra frase da campanha diz o seguinte: "Somos todos ateus com os deuses do outros". A frase é de uma verdade quase inquestionável. Há inclusive uma observação interessante - aí falo por mim, que sou ateu -, pois quem mais respeita a pluralidade de credos e crenças é o próprio ateu, que consegue olhar sem desdém para o deus de cada religião.

Os cartazes estão nos seguintes locais de Porto Alegre.
Bairro Bela Vista – Av. Carlos Gomes, 1229
Bairro Jardim Botânico – Av. Ipiranga, 3850 próx. Rua Barão do Amazonas
Bairro Chácara das Pedras – Av. Antônio Carlos Berta, em frente ao  Mc Donald’s do shopping Iguatemi
Bairro Petrópolis – Av. Protásio Alves, em frente ao Hospital Petrópolis na esquina com a Lucas de Oliveira















Fonte: Sul 21
Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Nenhum comentário:

Postar um comentário