terça-feira, 5 de julho de 2011

Agência brasileira faz parceria com Wikileaks

A novidade deste post não é das maiores. A verdade é que esta parceria é da semana passada, de 27 de junho. Mas a informação ainda está longe de ser defasada e repetitiva. Vale continuar passando adiante.
A Pública é uma agência de reportagem e jornalismo investigativo sem fins lucrativos, formada por jornalistas independentes, engajados, de atuação e objetivos apartidários. Segunda-feira passada anunciaram a Semana Wikileaks. Segundo a agência, “15 repórteres, 2.500 documentos, 3 dias. O resultado são cerca de 50 matérias inéditas sobre documentos diplomáticos referentes ao Brasil obtidos pelo WikiLeaks, que serão publicados durante esta semana no site da Pública”.
Já foram publicadas, estão lá, um trabalho precioso, valioso, de imenso interesse público, com todo o conteúdo licenciado em Creative Commons, o que permite a livre reprodução, desde que cite a fonte. Portando, é um conteúdo a ser lido e espalhado. Jornalismo investigativo de primeira qualidade, que infelizmente está cada vez mais em desuso nos grandes conglomerado de comunicação em massa.
Em tempo:
Interessante de conhecer Daniel Domscheit-Berg, e ler sua entrevista ao Sul 21 quando esteve em Porto Alegre há poucos dias, no 12° Fórum do Software Livre. O alemão foi umas das figuras importantes nos primeiros dois anos e meio de Wikileaks. Hoje dissidente, por achar que a organização perdeu sua função principal, está lançando um livro chamado Os bastidores do Wikileaks e trabalhando no lançamento de um portal similar, o OpenLeaks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário