domingo, 10 de julho de 2011

Confiança e trabalho de vestiário dão vitória ao Grêmio

Julhinho Camargo praticamente repetiu o mesmo time que perdeu para o Cruzeiro em Minas Gerais. As mudanças foram o retorno de Gabriel para a lateral, Mário voltando a ser zagueiro e Saimon indo para o banco, além de Douglas, voltando de suspensão. O Grêmio também mudou táticamente, ainda que tenha mudado pouco e com o mesmo jogadores, mas mudou. Se contra o Cruzeiro o novo treinador repetiu o 4-3-1-2 de Renato Portaluppi, na sua estreia no Olímpico, Julhinho Camargo formatou um 4-2-3-1, adiantando Escudeiro, atrasando Leandro e os colocando na mesma linha de Douglas.
O bom Coritiba, de vários jogadores que já passaram pelo futebol gaúcho, amarrou bem um Grêmio nervoso, que errava passe, era passivo à marcação e contava com um torcedor impaciente nas arquibancadas. O Coxa jogou no mesmo 4-2-3-1, marcou no campo do Grêmio, colocou dois em Leandro e Marcos Paulo colado em Douglas. Com esses dois jogadores bem vigiados, pouco fez o Grêmio no primeiro tempo. Quem fez foi Marcelo Grohe, de bela atuação e um dos responsáveis por garantir a vitória gremista.
Os 2 a 0 só vieram num segundo tempo bem mais tricolor que o primeiro. Julhinho modificou a lateral esquerda, tirando um Neuton que já estava com a cabeça e o futebol na Itália, errando demais e sendo marcado pela torcida. Por ali entrou Bruno Collaço, jogador de mais capacidade ofensiva, que ajudou a desafogar o jogo tricolor, muito concentrado na direita, por onde joga Leandro. Outra manobra importante foi descentralizar Douglas que, fugindo da marcação, conseguiu fazer o time jogar e ainda abriu o meio da defesa do Coritiba, pois Marcos Paulo saia em combate ao camita 10.
No segundo tempo o Grêmio encaixou. Gilbero Silva não só protegeu bem lá atrás mas também apareceu na frente para abrir o placar. Mário Fernandes, como zagueiro, também teve atuação segura e foi quem cruzou para o gol de Gilberto. Leandro caiu menos, chutou a gol e acertou os dribles. Rochemback não errou mais, acertou o passe e o ritmo do Grêmio. Escudeiro seguramente fez sua melhor partida desde a sua chegada.
É um Grêmio que vai tomando cara de time. Julhinho Camargo vai suprindo as carências técnicas do time através de opções táticas. E como em qualquer trabalho no futebol, as vitórias são importantes para dar confiança e respaldo. Confiança para os jogadores e respaldo para um treinador que vive o grande desafio da carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário