segunda-feira, 4 de abril de 2011

Filme de Segunda

Tudo pode dar certo
Woody Allen faz um filme por ano. Tudo pode dar certo é de 2009, desde lá o cineasta americano já lançou os filmes de 2010 e 2011, e lançou em 2008, e 09... Temos aí uma penca de filmes de Woody Allen para escolher e assistir. Escolham o Tudo pode dar certo, comédia absolutamente extraordinária.
Dessa vez quem "encarna" o Woody Allen é Larry David, que faz um velho hipocondríaco, cheio de manias, cheio de teorias, com uma sinceridade que beira o agressivo Larry David é um faz-tudo da área do humor, além de atuar também escreve. Foi o roteirista de uma das séries de maior sucesso da televisão, o Seinfeld. A dobradinha de Allen e David de muito certo.
O velho Boris (Larry) não é um personagem cativante, e ele deixa isso bem claro logo no início do filme, quando quebra a quarta parede imaginária e conversa com o público - o que faz durante o filme todo. É sempre muito bom quando Woody Allen usa desse recurso de conversar com o espectador. Em Tudo pode dar certo, Boris despeja toda sua "rabujentice" de forma sensacional.
Boris é um cara pessimista, mas que no fundo acha mesmo que tudo pode dar certo, aquela história de que as melancias vão se acertando com o andar da carruagem. A história inicia quando ele conhece Melody, interpretado pela bonitinha Evan Rachal Wood, que estrelou Across the universe. Melody é uma jovem caipira, burrinha e ingênua, que foge de casa e vai parar sem nada em NY, ela acaba topando com Boris e lhe pedindo ajuda e pouso por um ou dois dias.
Acaba que Melody se apaixona pelo velho, que dá patada atrás de patada nela, sempre ensinando alguma coisa ou explicando alguma de suas teorias. As situações são muito divertidas. A pobre Melody não se incomoda e ouve tudo muito atenta. Eles ficam por anos casados, até que um dia o pai e mãe da jovem aparecem na porta do apartamento em que vive com Boris a sua procura. A partir daí a coisa fica mais insana, mas tudo muito crível, tudo muito humano, com todo aquele drama que o Woody Allen sabe por nos seus textos.
A comédia romântica que tinha só um casal principal acaba tendo vários, inclusive um triângulo amoroso. Em certo momento Boris olha pra câmera e diz que não é um filme feito para as pessoas se sentirem bem. de fato, se apenas levarmos em conta os resmungos do personagem de Larry David, dá um ruim. Mas o que acontece com todo elenco até o final de Tudo pode dar certo é tão legal, tão bonito, que dá pra se sentir muito bem e querer dar o play de novo logo que o filme acaba.


Classificação PoA Geral
- Obra
X Baita Filme
- Bom Filme
- Bem Bacana
- Legal
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo
- Inclassificável

Nenhum comentário:

Postar um comentário