sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ficou feio!

ATUALIZADO ÀS 19H

Agora é 0h51 de sexta-feira. Ainda nessa mesma sexta, com mais atenção e menos sono, atualizo esse mesmo post e comento a derrota bisonha do Grêmio para o Oriente Petrolero na Bolívia, por 3 a 0.

O Renato mesmo disse que o Oriente Petrolero mereceu vencer. Porém, foi muito mais o Grêmio que desmereceu, contra um adversário que, sim!, é líder do Bolivianão-11, mas ficou com a lanterna do grupo 2 da Libertadores mesmo ganhando do Grêmio por 3 a 0, e com equipe mista! Ou seja, não foi o melhor Petrolero em campo e, ainda assim, o Tricolor Gaúcho conseguiu ser muito pior nos 90 minutos que poderiam garantir o Grêmio na liderança do grupo, pois no outro jogo da chave o Junior protagonizou façanha parecida empatando em casa com o sofrível León de Huánuco.
As péssimas atuações da maioria dos jogadores gremistas é reflexo das opções equivocadas de Renato na hora de escalar e depois mexer no time. Na ausência de Douglas, pensar em adiantar Gabriel para o meio e colocar M.Fernandes na lateral não é absurda, ainda mais se o time fosse jogar num 4-4-2 com duas linhas de quatro bem a inglesa, com Lúcio de winger na esquerda e Gabriel na direita, Rochemback e Adilson por dentro. O problema é que Portaluppi preservou o 4-3-1-2 e centralizou Gabriel na articulação. Naturalmente o jogador não rendeu o que pode e o que rendeu no final do segundo tempo, de volta à lateral, quando da saída de Mário para a entrada de Diego Clementino.
Bruno Collaço fazia partida discreta quando machucou-se e teve de ser substituído, no momento que o Oriente tomava conta do jogo e que o Grêmio dava sinais que daquele jeito não funcionaria nunca. O volante Fernando entrou, o que fez Renato recuar Lúcio para a lateral. Tendo de defender e atacar sem nenhuma parceria, faltou bola e costume para Lúcio render o que dele sempre se espera como lateral.
Mesmo com três volantões, no segundo tempo o adversário entrou na área gremista como quis, quando quis e por onde quis. Se Victor não quisesse ser o baita goleiro que é, seriam mais de três gols. Renato que abra o olho e posicione e treine melhor seu sistema defensivo. Rafael Marque e Rodolfo não raro estão no mano a mano com os atacantes. Falta sincronia nos movimentos defensivos do Grêmio ou até mesmo maior atenção e preocupação com esse setor, visto que todos os três gols foram em contra-ataques.
Já perdendo por 2 a 0, Renato tentou um 4-3-3. Ficou confuso, pois ninguém respeitou nenhuma orientação tática e todo mundo correu para qualquer lado atrás da bola, e sob os gritos de olé da torcida boliviana. Mesmo que Escudeiro tenha feito partida razoável, não é jogador de carregar time nas costas. Quando o Grêmio ameaçou uma melhora e a bola finalemente chegou no apagado Borges, o centroavante driblou o goleiro e perdeu o gol que seria o do empate e, quem sabe, o que mudaria a história do jogo.
Jogo que preocupa torcedor e precisa preocupar todo mundo no Olímpico. Dá para jogar mais na fase do mata-mata, que o Grêmio já começa com a ausência do irresponsável e bom zagueiro Rodolfo, que foi expulso depois de fazer uma falta digna de sair algemado do gramado, no final do jogo, com tudo resolvido a favor do Oriente Petrolero.

Um comentário:

  1. A direção do Grêmio está dormindo há bastante tempo. Dormiu na hora da contratação do mercenaR10. Dormiu e deixou o desprezível Jonas fugir sorrateiramente pela porta dos fundos do Monumental. A "boleirada" tá tomando conta. Todo mundo pede folga, licença, dispensa ou sei lá mais o que. Não tem ninguém levando nada a sério.
    Honestamente não acho que alguém consegue alguma coisa dormindo. Só sonhar. Se continuarmos dormindo assim, os títulos de 2011 vão acabar virando isso mesmo, sonhos.
    Mas, às vezes, não há nada melhor para acordar um clube grande como o Grêmio, do que um grande fiasco. E foi exatamente isso o que aconteceu ontem: um imenso fiasco.

    Abraços,
    Sempre Grêmio, Grêmio sempre.

    ResponderExcluir